Dados do Trabalho


Título

Escorpionismo no Estado da Bahia: Análise Epidemiológica

Introdução

O escorpionismo é quando existe acidente humano com escorpiões que apresentam importância médica, sendo a única família (Buthidae) e a um único gênero (Tityus) por terem a capacidade de transmitir uma toxina neurotóxica do seu veneno, necessitando de intervenção médica. Em Salvador, a partir de 1990, observou-se aumento dos acidentes por escorpiões, certamente pelo desenvolvimento contínuo e desordenado da grande cidade, assim como pelo contexto socioeconômico de alguns bairros e maior informação sobre o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE).

Objetivo (s)

Analisar dados de perfil epidemiológico, mortalidade e morbidade por contato com escorpião no estado da Bahia.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo ecológico dos acidentes escorpiônicos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no período de 2013 a 2022. Utilizou-se, para tabulação dos dados e análises, o software Microsoft Excel 2010. Medidas de tendência central, frequências absolutas e relativas foram utilizadas para análise estatísticas dos dados.

Resultados e Conclusão

Resultados: O Coeficiente de Incidência e Mortalidade total, para cada 100.000 habitantes, foram de 1063,4 e 1,37, respectivamente, sendo de 0,13% a letalidade. Os acidentes foram distribuídos de forma similar entre os sexos, sendo que as mulheres foram um pouco mais frequentes, 50,6%, e em sua maioria em idade economicamente ativa, dos 20 aos 64 anos. Destacando-se a faixa etária de 20 a 34 anos em ambos os sexos.Os óbitos notificados no SINAN foram 206, enquanto que no SIM foram notificados 63 mortes. Quanto à evolução houve 88,4% de cura e 11,46% não foram acompanhados.
Conclusão: Observou-se que nos últimos dez anos a letalidade diante dos acidentes de contato com escorpião ainda é presente, porém em menor incidência, mostrando o quanto tem sido eficaz os rastreios, meios de identificação, notificação e tratamento para o escorpionismo. O perfil epidemiológico mostra o índice de acidentes na população economicamente ativa e que estão mais expostas nas áreas endêmicas da Bahia, necessitando, portanto, do reforço assistencial para tornar os índices de letalidade e agravos no Estado ainda mais baixos.

Palavras-chave

Epidemiologia; Escorpionismo; Medicina.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Maria Clara Simas Dreger Evangelista, Ingrid de Menêses Dantas, Maria Fernanda Seixas Oliveira, Samantha Habib Miguel Bonfim Ferreira, Gabriella Moreira Requião, Lis Armede de Matos, Magno Conceição das Merces, Carolina de Carvalho Lima Batista, Felipe Eustáquio dos Santos Guedes, Anna Caroline Menezes Vasconcelos Negreiros