Dados do Trabalho


Título

Leishmaniose em porquinhos-da-Índia atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná no município de Curitiba, Paraná - relato de dois casos

Objetivos(s)

Relatar dois casos de leishmaniose tegumentar em porquinho-da-índia, diagnosticados por citologia por imprint e produzir dados epidemiológicos e diagnósticos dessa enfermidade.

Relato do Caso

Dois porquinhos-da-índia adultos com lesões nodulares em orelha, de proprietários diferentes, foram atendidos no setor de medicina silvestre no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV UFPR) na cidade de Curitiba/PR. O primeiro animal foi uma fêmea atendida em janeiro de 2023 e o segundo foi um macho atendido em março de 2023. Em ambos atendimentos, após a avaliação clínica, fez-se um imprinting das lesões, sendo enviado para o laboratório de patologia clínica veterinária do HV UFPR para análise. Na avaliação citológica dos pacientes foram observadas, respectivamente, moderada e intensa quantidade de estruturas pequenas ovóides com, núcleo basofílico e presença de cinetoplasto, compatíveis com formas amastigotas de Leishmania spp.. Devido às características morfológicas e epidemiológicas, o diagnóstico sugestivo de leishmaniose por L. enriettii. Após o diagnóstico, o primeiro animal foi suplementado com vitamina C, para tratamento suporte, já que não há descrição de tratamentos específicos funcionais em literatura, e submetido a excisão cirúrgica dos nódulos, no entanto, houve piora do quadro clínico e o paciente foi submetido a eutanásia, enquanto que o segundo animal veio a óbito antes do retorno clínico.

Conclusão

Leishmanioses são doenças de cunho tropical e se desenvolvem com facilidade e rapidez no Brasil, mas devido a escassez de trabalhos sobre a patogênese, principalmente da L. enrietti em roedores, dificulta-se o controle e desenvolvimento de um tratamento adequado dos animais infectados, sendo necessário o desenvolvimento de mais estudos para melhor elucidação dessa enfermidade.

Agradecimentos

Hospital Veterinário da UFPR e Ministério da Educação

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Alaina Maria Correia, Alexandre Longo Filho, César Jun Hironaka Nakao, Juliana Bresciani, Kelvy Kethlly Souza Silva, Maritza Nunes Severiano, Osayanne Fernandes Martins Lopes, Raphael Seligman, Rúbia Mara da Silva Freitas, Thiago Francisco Costa Solak, Rosangela Locatelli Dittrich