Dados do Trabalho


Título

Uso do WGS como ferramenta de epidemiologia genômica para Mycobacterium tuberculosis no município do Rio de Janeiro

Introdução

O Rio de Janeiro é segunda capital no Brasil com mais casos de tuberculose droga resistente e multidroga resistente (TB-DR/MDR) e lidera o coeficiente de óbitos por tuberculose (TB) no País. Os baixos indicadores sociais colaboram para esta taxa de incidência da doença no estado. Portanto, é essencial identificar as linhagens e sublinhagens de cepas pertencentes ao complexo Mycobacterium tuberculosis (MTBC), estudar a dinâmica de transmissão e as mutações genômicas associadas com a resistência micobacteriana aos fármacos anti-tuberculose.

Objetivo (s)

Caracterizar o perfil genômico de cepas circulantes pertencentes ao CMTB, isolados de pacientes com TB ativa no Município do Rio de Janeiro.

Material e Métodos

Análise de 69 cepas de MTBC sensíveis e resistentes, isoladas de pacientes do munícipio do Rio de Janeiro atendidos no período de 2016 a 2020, por meio do Whole Genome Sequencing (WGS) e de métodos fenotípicos (Mycobacteria Growth Indicator Tube - MGIT - e teste de proporção em ágar).

Resultados e Conclusão

As sublinhagens mais de frequentes de Mtb foram: 4.7 mainly T (28,9%), 4.3.4.2 LAM (18,8%) e 4.1.2.1 Haarlem (17,4%). Estabelecendo uma distância de 5 SNPs entre os isolados, encontramos 6 clusters, dos quais 5 apresentavam cepas MDR, pré-XDR ou XDR (45/69). A maior parte dos isolados concentrou-se no bairro da Tijuca e foram transmitidos de forma primária, sugerindo uma cadeia de transmissão. Cinquenta e seis por cento dos isolados eram MDR, 7,3% pré-XDR e 1,5% XDR. As mutações mais frequentes foram KatG_p.Ser315Thr para INH; e rpoB_p.Ser450Leu para RIF- em 3 cepas observou-se a disputed mutation rpoB_p.Leu430Pro (RIF), o que pode acarretar resultados de resistência falsos negativos no antibiograma fenotípico (MGIT).

Este estudo demonstra como o WGS pode ser uma ferramenta para a vigilância epidemiológica e de suporte para o diagnóstico. Também pode aprimorar o conhecimento sobre a dinâmica da TB e preencher a carência de informações sobre a diversidade genômica de MTBC na cidade do Rio.

Palavras-chave

Tuberculose, resistência primária, WGS, disputed mutation

Agradecimentos

CAPES

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Marina da Silva RICARDO, Tatiana Cristina Pereira Dutra, Richard Salvato, Elizabete Ribeiro Oliveira, Eunice Petris, Carolyne Lalucha Alves Lima da Graça, Thiago Machado, Daniela Bartholomeu, João Perdigão, Martha Maria Oliveira, Afrânio Lineu Kristski