Dados do Trabalho


Título

Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico: um panorama dos casos ocorridos nos municípios da IV Regional de Saúde – Pernambuco

Introdução

O Acidente de Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. Aqueles que ocorrem com material biológico (ATMB) constituem problema de saúde pública mundial e podem acarretar prejuízos socioeconômicos, pois o trabalhador acidentado, muitas vezes, precisa se afastar das atividades produtivas. O referido agravo é de notificação compulsória desde 2004 na qual é realizada no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).

Objetivo (s)

Descrever os acidentes de trabalho com exposição a material biológico ocorridos entre 2018 a 2022, com trabalhadores residentes dos municípios da IV regional de saúde em Pernambuco.

Material e Métodos

O presente trabalho trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, onde os dados foram coletados através das notificações registradas no SINAN entre os anos de 2018 a 2022, provenientes das notificações registradas pelos 32 municípios que se localizam na IV Regional de Saúde de Pernambuco.

Resultados e Conclusão

Nos anos de 2018 a 2022, foram notificados 1.364 casos. Avaliando os dados por notificação e residência Caruaru foi o município que mais registrou casos (n=998 e n=624), tal fato deve-se a rede de saúde do município abranger tanto unidades particulares como públicas de referência para toda a região e quantitativo populacional. Aferindo as variáveis sociodemográficas percebe-se que a maioria dos profissionais acidentados ficou entre as faixas etárias de 20 à 29 anos e 30 à 39. Segundo o sexo a maioria dos casos ocorreu no sexo feminino (n=937). Quando avaliada a ocupação, a maioria dos profissionais acidentados são do setor saúde, especificamente técnicos de enfermagem(588) e enfermeiros(159).Conclusão:Os acidentes de trabalho com exposição a material biológico são frequentes entre os trabalhadores de saúde no mundo inteiro devido aos riscos em que o trabalho é executado. Destarte, devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que as intervenções para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser iniciadas logo após a ocorrência do acidente, para sua maior eficácia.

Palavras-chave

Acidentes de Trabalho ; Exposição a Material Biológico; Casos ocorridos

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Laís Navarro, Alyne Fernanda Tôrres, Efigênia Assis, Claudia Agra, Anderson Enio Duque, Daniela Bandeira, Pietra Lemos, Tárcila Saborido, Josiene Mariela, Conceição Maciel, Jaqueline Maria Sousa