Dados do Trabalho


Título

Reflexões para a construção de um modelo de vigilância pós-eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Brasil

Introdução

O tracoma é a principal causa de infecciosa de cegueira no mundo. A doença é um problema de saúde pública em muitos países em desenvolvimento e em áreas pobres de 44 países da África, Ásia, América Central e do Sul e Oriente Médio. Desde 1996 a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a estratégia SAFE – acrônimo do inglês, cirurgia de triquíase tracomatosa (S), antibióticos (A), limpeza da face (F) e saneamento ambiental (E), para auxiliar os países endêmicos no controle e eliminação dia doença. No ano de 2018, o Ministério da Saúde iniciou o “Inquérito de Validação da Eliminação do Tracoma Como Problema de Saúde Pública”. Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal com objetivo de estimar a prevalência de tracoma, seguindo o protocolo do Global Trachoma Mapping Protocol, para validar a eliminação da doença nos países endêmicos.

Objetivo (s)

Descrever as atividades necessárias para o delineamento de medidas de vigilância pós-eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Brasil.

Material e Métodos

Foram consultados os resultados do inquérito nacional de validação da eliminação do tracoma como problema de saúde pública no Brasil e realizado um levantamento dos documentos para o controle e a validação da eliminação, onde ressalta a necessidade do país desenvolver um capítulo sobre a vigilância pós eliminação.

Resultados e Conclusão

Por meio dos resultados do inquérito nacional de validação da eliminação do tracoma, os indicadores foram atendidos nas áreas não indígenas do país, faltando apenas uma unidade de avaliação indígena, das 5 selecionadas para finalizar o inquérito do Brasil. O país se encontra próximo a solicitar os procedimentos para validar a eliminação da doença, ou seja, não apresenta alta transmissão, nem capacidade de evoluir para quadros mais graves de tracoma.Quando o país finalizar o referido inquérito, caso o resultado das áreas indígenas estejam dentro dos limites preconizados, deverá ser formado um grupo de trabalho para elaborar um Dossiê de eliminação, conforme estabelecido pela OMS, para solicitar a validação da eliminação da doença no Brasil. A partir daí, as atividades de vigilância e controle do tracoma deverão ser redimensionadas com foco em áreas que ainda apresentarem uma maior concentração de casos da doença e incluir na rede de serviços novos testes laboratoriais como o a sorovigilância integrada, análises geo-espacial e o monitoramento da situação epidemiológica para evitar o ressurgimento da doença no país.

Palavras-chave

Tracoma, SAFE, inquérito, eliminação.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maria de Fátima Costa Lopes, Daniela Vaz Ferreira Gomez, Norma Helen Medina, Expedito José de Albuquerque Luna, Joana da Felicidade Ribeiro Favacho, Célia Landmann Szwarcwald, Wanessa da Silva de Almeida