Dados do Trabalho
Título
Incidência de Ansiedade e Depressão na Febre Chikungunya Crônica
Introdução
A Febre Chikungunya (FCHIK) tem impacto significativo na saúde física e mental dos indivíduos acometidos devido à alta morbidade associada. O desfecho clínico da FCHIK pode evoluir com a remissão de sintomas agudos ou a persistência de sintomas musculoesqueléticos incapacitantes, os quais podem durar meses a anos. A morbidade associada à persistência das manifestações musculoesqueléticas pode resultar em sequelas à saúde mental com o desenvolvimento da depressão e ansiedade.
Objetivo (s)
O presente estudo buscou identificar fatores associados à incidência da ansiedade e depressão (A/D) na fase crônica da FCHIK.
Material e Métodos
Foram coletados dados de indivíduos (n = 465) acompanhados no setor de reumatologia do HC-UFPE, durante a fase crônica da FCHIK. A avaliação dos níveis de A/D foi realizada através da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), considerando os índices de classificação leve, moderada ou grave. O teste de Chi-quadrado foi utilizado para verificar associação, com valor p ≤ 0,05 considerado significante.
Resultados e Conclusão
Níveis de A/D foram identificados em 61,7% (n = 287) dos indivíduos avaliados, dos quais 2,8% (n = 13) foram classificados com nível leve, 12,9% (n = 60) nível moderado e 46% (n = 214) nível grave. O nível de A/D classificado como grave foi associado ao sexo feminino (n = 188; p < 0,001; X² = 23,109) e à poliartralgia persistente durante a fase crônica da FCHIK (n = 195; p < 0,001; X² = 53,065). Assim, os resultados do presente estudo evidenciam que indicadores de ansiedade e depressão devem ser considerados no manejo clínico da FCHIK crônica, uma vez que a persistência da poliartralgia resulta em impacto significativo na saúde mental dos indivíduos acometidos.
Palavras-chave
Ansiedade, Depressão, Febre Chikungunya, Poliartralgia.
Agradecimentos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT-MS), Fundação de Apoio à Fiocruz (FIOTEC).
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Gabriela Cavalcanti Lima Albuquerque, Jamile Taniele da Silva, Heloísa Ferreira Pinto Santos, Giselle da Silva Duarte, Amanda Pinheiro de Barros Albuquerque, Angela Luzia Branco Pinto Duarte, Moacyr Jesus Barreto de Melo Rego, André Machado de Siqueira