Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS DOS MUNICÍPIOS DA IV REGIÃO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO
Introdução
Denominam-se animais peçonhentos os que possuem algum aparato para inocular seu veneno, em presas ou predadores.Com uma alta incidência e considerado um grande problema de saúde pública, os acidentes por animais peçonhentos em países tropicais fizeram com que a Organização Mundial da Saúde (OMS), os incluísse na lista de doenças tropicais negligenciadas, no ano de 2009. Dados mostram que predominam os casos em adultos e jovens em suas atividades de trabalho, seja formal ou informal, e até mesmo não remunerado.
Objetivo (s)
Descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho envolvendo animais peçonhentos na IV Região de Saúde de Pernambuco.
Material e Métodos
Trata-se de estudo retrospectivo descritivo do tipo série de casos, desenvolvido por meio da análise de dados de acidentes de trabalho com animais peçonhentos, no período de 2018 a 2022, em 32 municípios que compõem a IV Região de Saúde de Pernambuco. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram consideradas as notificações por animais peçonhentos com os campos “acidente relacionado ao trabalho” marcado sim e “ocupação” preenchido de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Resultados e Conclusão
Na base de dados foram encontrados um total de 323 notificações de acidentes por animais peçonhentos relacionados ao trabalho, mas apenas 150 das notificações apresentaram o campo “Ocupação” preenchido. Em concordância com o cenário nacional, o animal peçonhento que mais causou acidentes de trabalho na IV Região foi o escorpião (55%). Com relação ao sexo, os homens foram predominantemente afetados pelos acidentes, somando 83% das notificações. A parte do corpo mais acometida pelos acidentes foi o pé, presente em 39 notificações. No que se refere às zonas de ocorrência, a zona rural foi local de cerca de 62% dos episódios, confirmando que os trabalhadores do campo, das florestas e das águas estão mais expostos a situações de risco para esses acidentes (BRASIL, 2019). Entende-se que estudar os acidentes de trabalho com animais peçonhentos e traçar o perfil epidemiológico destes, é de suma importância para subsidiar ações de prevenção deste agravo desenvolvidas pela gestão.
Palavras-chave
Perfil epidemiológico; Acidente de trabalho; Acidente com animais peçonhentos.
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Lais Navarro, Sarana Pereira, Maria Luisa Gomes, Alyne Fernanda Tôrres, Daniela Bandeira, Anderson Enio Duque, Claudia Agra, Efigênia Assis, Pietra Lemos, Tarcila Saborido, Mariana de Fátima Arruda