Dados do Trabalho


Título

O Datatox como Fonte de Dados na Análise da Casuística dos Acidentes por Serpentes Atendidos pelo CIATox-BA, 2018 a 2022.

Introdução

Os acidentes por serpentes representam um grave problema de saúde pública em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, causando mortes, sequelas graves e exigindo consideráveis recursos do sistema de saúde. A análise a partir dos sistemas de informação em saúde (SIS) sobre a situação desses acidentes permite a compreensão adequada do problema, facilitando a formulação de políticas públicas mais assertivas para a prevenção e o controle desse agravo.

Objetivo (s)

Esse estudo objetiva demonstrar que o Sistema Brasileiro de Registro de Intoxicações (Datatox) consiste em um importante SIS e fonte de dados para descrever o perfil epidemiológico dos acidentes por serpentes acompanhados por um Centro de Informação e Assistência Toxicológica.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Analisou-se os registros de atendimento do CIATox-BA realizados no período de 2018-2022, obtidos através do BI-DATATOX, ferramenta Open Source: Saiku versão 3.16, considerando as 28 Regiões de Saúde da Bahia, Brasil.

Resultados e Conclusão

Registrou-se 8.695 casos, com coeficiente de incidência médio de 58 casos/100 mil habitantes. A maioria ocorreu em áreas rurais (80%), no sexo masculino (75,6%), na faixa etária de 30-39 anos (17,7%), no segundo trimestre (31,2%), em ambiente externo/público (40,6%), em circunstância acidental (88,3%), com desfecho para cura ou cura provável (90,4%) e com manifestações clínicas (92,7%). Quanto à classificação inicial, 68,5% dos casos foram leves, 26,6% moderados e 4,9% graves. A taxa de letalidade foi de 0,44%. Os coeficientes de incidência médios dos acidentes nos homens e nas mulheres foram 65,7 e 26,8 casos/100 mil residentes, respectivamente. Isso significa que os homens tiveram um risco 3,3 (IC 95% = 3,18 a 3,38) vezes maior de sofrer acidentes por serpentes em relação às mulheres. Conclusão: os resultados demonstram a importância do Datatox como fonte de dados para a identificação dos grupos mais vulneráveis aos acidentes por serpentes, para os quais as estratégias de prevenção e controle devem ser prioritariamente direcionadas. Portanto, é essencial fomentar a valorização das análises feitas a partir desses dados como um imprescindível recurso estratégico, que deve ter um caráter contínuo, oportuno, preciso, válido e capaz de mobilizar os recursos necessários à otimização das intervenções preventivas e de controle desse agravo.

Palavras-chave

Datatox, CIATox, informação, serpentes

Agradecimentos

Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-Sesab).

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Agnaldo Souza Orrico, Amanda Serapião Oliveira, Ana Cássia Miranda, Ana Castro Alves, Carli Vieira Ventura, Eduardo Santos Almeida, Grasiely Pinheiro Santos, Iris Campos Santos, Juliana Almeida Silva, Jucelino Nery Filho, Nathália Ribeiro Santos