Dados do Trabalho


Título

USO DE AVATARES COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE DOENÇAS E AGRAVOS

Objetivos(s)

Descrever o processo de criação de vídeos instrucionais sobre notificação para os profissionais de saúde, e analisar a aceitação da estratégia educativa pelos profissionais de saúde diante dos dados obtidos dos formulários.

Relato do Caso

Relato de experiência sobre a criação de vídeos com avatares para divulgação nas mídias sociais desenvolvido nos meses de abril à junho de 2023, por acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande-MS (CIEVS-CG). A notificação compulsória é fundamental na vigilância epidemiológica para gerar dados e formular respostas para prevenir surtos e epidemias. É necessário que todos os profissionais de saúde realizem a notificação em tempo oportuno. Diante disso, foi feita uma pesquisa qualitativa sobre as notificações, nas unidades de pronto atendimento e centros regionais de saúde, realizada nas dez unidades de Campo Grande-MS com os enfermeiros administrativos e profissionais responsáveis pela notificação, indicando desconhecimento do fluxo e procedimentos. Assim, foram desenvolvidos vídeos instrucionais com avatares sobre as etapas de registro e a importância de preencher os formulários disponíveis, ilustrados com exemplos práticos do cotidiano, com duração de 5 a 12 minutos. Os mesmos foram produzidos nas plataformas de edição Animaker 2.0 e Clipchamp. Na série de cinco vídeos, três se destinam ao preenchimento e dois à abertura e chamamento do público-alvo. Destacados os principais erros, as formas corretas de preenchimento, e esclarecidas as doenças e agravos abordados, esperam-se melhorias no número de notificações e dados confiáveis sobre a situação da saúde no município.

Conclusão

Os recursos audiovisuais com personagens gráficos com características humanizadas despertam a atenção do público. Além disso, é possível atingir mais profissionais se comparado a um encontro presencial tradicional e há a possibilidade de repetição para eventuais dúvidas. Além de didáticos, os vídeos contribuíram para a divulgação das ações do CIEVS. A utilização de inovações tecnológicas e das mídias sociais nos processos educativos propiciam a sensibilização sobre a importância da notificação, gerando otimização do tempo e dos processos de trabalho. Conclui-se que a atuação interprofissional e o uso das tecnologias de comunicação é uma estratégia válida para a melhoria dos processos de notificações e assim gerar dados corretos para a vigilância das doenças e agravos.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Patrícia Figueredo Parede, Talita Corrêa dos Santos, Clélia Adriana de Oliveira Leite