Dados do Trabalho


Título

Surto de diarreia em aldeias indígenas no Prado-BA, acompanhados pelo CIEVS Extremo Sul e CIEVS DSEI, 2023

Introdução

A ocorrência das doenças diarreicas agudas -DDA está intimamente ligada com condições precárias de vida, alimentação e saneamento (BRASIL, 2010).

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi descrever a ocorrência de surtos em aldeias indígenas do município de Prado-BA.

Material e Métodos

Tratou-se de um estudo descritivo de quatro surtos ocorridos em três aldeias indígena: Águas Belas, Craveiro e Tawá, localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia, Brasil. Os eventos ocorreram entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março de 2023.

Resultados e Conclusão

No período avaliado ocorreram 43 notificações de diarreia nas aldeias indígenas: 05 casos na Aldeia Águas Bela; 08 casos na Aldeia Tawá; 17 casos na Aldeia Craveiro e 13 casos no segundo evento da Aldeia Tawá. Quanto a faixa etária 39,5% (n=17) dos casos ocorreram em crianças com até 10 anos O sexo feminino foi mais afetado: 60,5% (n=26). Em relação aos sintomas: a média de tempo com diarreia foi de dois dias; a dor abdominal foi o segundo sintoma mais frequente, 35% (n=15) dos casos e 21% (n=9) das pessoas apresentaram vômito; outros sintomas não foram referidos. Quando questionados sobre a origem da água utilizada 58% (n=25) utilizava a água de poço artesiano do domicílio, 33% (n=14) da central de abastecimento (poço artesiano), 7% (n=3) do poço da residência e do rio e 2% (n=1) apenas do rio. Sobre as análises de água, foram coletadas 14 amostras, destas 92,8% (n=13) demonstraram alguma alteração. Das análises de fezes foram coletadas 22 amostras, desta houve positividade para Escherichia Coli e parasitoses.
Após a análise não foi encontrado causa comum que vinculasse as aldeias. A causa específica dos surtos não ficou determinada. Contudo, ficou clara a relação com as precárias condições de saneamento básico e a prevalência de doenças parasitárias. Percebeu-se que se faz necessário e urgente o investimento na oferta de água potável para a comunidade indígena.

Palavras-chave

Surto; Diarreia; Indígena.

Agradecimentos

As coordenações do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul e do CIEVS Bahia e a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ROSIDALVA BARRETO SILVA SOUSA, KARINE LINS HORA CARVALHO, PEDRO RICARDO SILVA BISCARDE