Dados do Trabalho


Título

O impacto da pandemia de COVID-19 no consumo de álcool pela população brasileira e seus desfechos

Introdução

Durante a pandemia de COVID-19, a população mundial precisou mudar sua forma de se relacionar e viver em sociedade. Com o isolamento social, houve também mudança em relação aos hábitos da população, tais como prática de exercício física, alimentação e consumo de bebidas alcoólicas.

Objetivo (s)

Compreender o impacto da pandemia de COVID-19 no consumo abusivo de bebidas alcoólicas pela população brasileira e o desfecho na mortalidade.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do tipo ecológico. Foram utilizados dados públicos do Sistema Único de Saúde para formar um panorama sobre o consumo de bebidas alcoólicas durante da pandemia de COVID-19. O consumo abusivo de bebidas alcóolicas foi investigado nas bases do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL no período de 2018 a 2020. Também foram trabalhados dados de mortalidade provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) por Transtornos mentais devido ao consumo de álcool, no período de 2018 a 2021.

Resultados e Conclusão

Os dados do VIGITEL demonstram aumento do consumo abusivo de bebidas alcoólicas (consumo de 4 ou mais doses em mulheres e 5 ou mais doses entre homens numa mesma ocasião), entre 2018 e 2020. O consumo abusivo em mulheres passou de 11,0% em 2018 para 16,0% em 2020. Entre homens, essa proporção passou de 26,0% para 26,6%. Os dados de mortalidade apontam que houve aumento da mortalidade por transtornos mentais e comportamentais devido ao consumo de álcool a partir de 2020 passando de 6.445 óbitos em 2019 para 8.530 óbitos em 2020, patamar que se manteve em 2021 com 8.830 óbitos por essas causas. São necessários novos estudos de prevalência de consumo de bebidas alcoólicas e consumo abusivo de bebidas alcoólicas para verificar a dimensão do impacto da pandemia de COVID-19 nos padrões de consumo pela população brasileira. A Pesquisa Nacional de Saúde 2024 poderá trazer mais informações quanto ao padrão de consumo na população brasileira e se esse aumento se sustentou após 4 anos do início da Pandemia de COVID-19.

Palavras-chave

COVID-19, Consumo de bebidas alcoólicas

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mariana Gonçalves Freitas