Dados do Trabalho


Título

Perfil de ocorrência dos acidentes por animais peçonhentos no Brasil, entre os anos de 2012 e 2021

Introdução

Animais peçonhentos são aqueles que produzem e/ou injetam substâncias venenosas em suas presas. Os acidentes por eles provocados tornam-se agravos de importância para a saúde pública por seu volume de ocorrência e potencial de gravidade.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo identificar em que região do Brasil os acidentes por animais peçonhentos ocorrem com maior frequência.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, que avaliou o perfil de ocorrência e distribuição espacial dos acidentes por animais peçonhentos no Brasil do período de 01 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2021, onde foram trabalhadas as seguintes variáveis: Sociodemográficas: faixa etária, sexo, raça/cor, escolaridade.

Resultados e Conclusão

As regiões sudeste e nordeste, concentram historicamente o maior volume de notificações e registros de ocorrências no país, haja vista que as duas referidas regiões concentram 71,58% do volume de registros da série histórica, quanto à caracterização das vítimas destas ocorrências, foi possível visualizar que as faixas etárias com maior frequência de registros, foram as faixas etárias entre 20 e 59 anos, abrigando um volume de 35,50% das notificações. A frequência de ocorrências foi registrada em volume maior em pacientes do sexo masculino, grupo que acumula na série 55,29% dos registros. No que diz respeito ao quesito raça/cor, foi possível identificar que o maior volume de notificações se deu entre os grupos de pessoas que se autodeclararam pretas, com uma correspondência de 50,83% (9.464.468) do total de registros, cabendo salientar também o percentual de ignobilidade no preenchimento da variável que correspondeu à 12,84% do total de notificações. Em relação a escolaridade dos notificados, o percentual de ignorabilidade que correponde à do total de notificações se sobresai entre as demais, seguido dos demais perfis de escolaridade. No que diz respeito ao perfil de distribuição espacial das ocorrências, as regiões de temperaturas extremas durante as estações do ano, apresentam maior frequencia de acidentes registrados. Os dados encontrados, sinalizam que as ocorrência podem estar relacionadas ao perfil geográfico das regiões estudadas, bem como ao seu perfil de urbanização, sabendo-se que os acidentes por animais peçonhentos ocorrem principalmente no intevalo de tempo em que o animal está entre um abrigo e outro.

Palavras-chave

Acidentes por animais peçonhentos; Perfil de ocorrência; Epidemiologia.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Lorena Franco Sobral, Évelin Lúcia de Barros