Dados do Trabalho


Título

Ações de telemonitoramento voltadas às pessoas acometidas pela hanseníase no contexto da pandemia da COVID-19.

Objetivo (s)

Promover e analisar as ações de telemonitoramento voltadas para pessoas atingidas pela hanseníase no contexto da pandemia da COVID-19.

Material e Métodos

Estudo de caráter exploratório do tipo pesquisa-ação, realizado entre agosto de 2021 a junho de 2022, pela Universidade de Pernambuco em parceria com o Morhan Recife e a NHR Brasil. O local de estudo foi o município de Recife e os participantes pessoas acometidas pela hanseníase vinculadas à serviços de referência em hanseníase. O estudo foi estruturado em quatro etapas: fase exploratória (definição das necessidades e dos sujeitos junto aos serviços de saúde); 1º telemonitoramento (identificação de demandas e encaminhamentos); elaboração e aplicação das intervenções (2º telemonitoramento); 3º telemonitoramento (análise das intervenções). Foram utilizados roteiros de entrevistas nas ligações telefônicas. A análise dos dados foi feita pela técnica de análise temática de conteúdo.

Resultados e Conclusão

Foram selecionados 31 usuários oriundos das unidades de referência, a partir de seleção anterior junto aos profissionais do serviço, onde 15 usuários participaram efetivamente do estudo. As dificuldades enfrentadas pelos usuários foram: dificuldades gerais durante a pandemia; vivências de preconceito; dificuldade no acesso aos serviços de saúde; e realização de práticas de autocuidado. Pela análise das entrevistas foram desenvolvidas intervenções e posteriormente aplicadas de forma individual, sendo alcançados nesta etapa10 pacientes e feitas intervenções educativas que abordavam assuntos como: direitos de pessoas com hanseníase; autocuidado com mãos, pés e face; informações sobre calçados especiais; atuação do Morhan como movimento social e a oportunidade de voluntariado; contato do Morhan Recife e da ouvidoria do Ministério da Saúde pelo número 136;. Contou também com momentos para retirada de dúvidas, além do encaminhamento via WhatsApp de folders informativos acerca dos assuntos abordados, elaborados pelo grupo do estudo. Após três meses das intervenções, foram feitas novas ligações para avaliar as intervenções aplicadas. Observou-se que a ação educativa teve impacto positivo, algumas situações identificadas como problema foram corrigidas ou amenizadas, e utilizando uma escala numérica de 0 a 10 para avaliação, todos votaram entre 8 e 10. Conclui-se com essa pesquisa que a pandemia exigiu explorar novas formas de cuidado ao usuário.

Palavras-chave

HANSENÍASE, TELEMONITORAMENTO, COVID-19

Agradecimentos

Universidade de Pernambuco, através da PROEC; NHR Brasil; Morhan Recife

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Raphaela Delmondes Nascimento, Danielle Christine Moura Santos, Breno Augusto Rodrigues Lima , Larissa Maria Farias de Amorim Lino , Hellen Xavier Oliveira , José Alexandre Menezes Silva , Randal Medeiros Garcia