Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos casos de Leishmaniose Tegumentar Americana entre os anos de 2014 a 2023, no município de Ipojuca, Pernambuco, Brasil.

Introdução

Manifestando-se clinicamente na forma cutânea por uma única ou várias pequenas lesões com fundo granuloso e bordas avermelhadas que vão se disseminando e tem difícil cicatrização, a Leishmaniose Tegumentar Americana - LTA, tem ocupado cada vez mais espaço nos serviços de saúde.

Objetivo (s)

Analisar o perfil de ocorrência dos casos confirmados para LTA dos residentes de Ipojuca entre os anos de 2014 a 2023

Material e Métodos

Trata-se de uma análise retrospectiva, dos casos confirmados para LTA dos residentes de Ipojuca entre os anos de 2014 a 2023, onde foram analisadas as variáveis: ano da notificação, sexo, faixa etária, raça/cor, zona de ocorrência, tipo de lesão, tipo de entrada, critério de confirmação e evolução.

Resultados e Conclusão

Até o encerramento da semana epidemiológica 18 de 2023, o município de Ipojuca acumulou um total de 88 casos de LTA, dos quais 46,5% correspondem a notificações dos primeiros 5 anos da série em análise, e 53,4% aos últimos 5, cabendo destacar o ano de 2020, que concentrou sozinho 25,0% das notificações. Quanto ao perfil, 66,2% das ocorrências corresponderam a registros no sexo masculino, 23,8% dos registros ocorreram em pessoas com 50 anos ou mais e 10,2% em menores de 10 anos. Quanto à raça cor, 61,3% dos casos ocorreram em pessoas pretas e pardas e 26,1% dos registros tiveram a informação ignorada. A área rural abrigou 63,6% das ocorrências. Em relação às características do caso, 100,0% destes se apresentaram de forma cutânea, (sendo que 2,2% também apresentaram lesões em mucosas). O registro de casos novos totalizaram 89,7% das ocorrências e, 77,2% dos casos foram classificados pelo critério clínico-epidemiológico. Quanto à evolução, 63,6% dos registros evoluíram para cura. No entanto, para esta variável convém destacar que 22,7% dos registros tiveram ignorabilidade no preenchimento desta informação. Os achados deste estudo, apontam para as os pontos estratégicos que demandam necessidade de intervenção, a fim de interromper a cadeia de transmissão da doença, no entanto, sinalizam também à necessidade de maior preocupação no preenchimento dos registros de notificação e investigação dos casos, apontando por fim, para a necessidade de estudos mais aprofundados na área, que norteiem de forma mais apropriada às tomadas de decisão e o desenvolvimento de políticas públicas e ações de saúde.

Palavras-chave

Leishmaniose, perfil, epidemiologia.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Evelin Lúcia de Barros, Jorge Gominho Novaes Filho, Juliana Carla Serafim da Silva, Lisa Suziquele de Souza Lima, Manúcia Machado Nunes de Medeiros, Maviael Victor de Barros, Thainá Tais da Silva, Cicero Pereira de Carvalho, Lorena Franco Sobral