Dados do Trabalho
Título
Perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos de Serratia liquefaciens isoladas de amostras de água procedentes de diferentes pontos do estuário da Lagoa dos Patos e costa oceânica adjacente
Introdução
A Serratia liquefaciens é um patógeno oportunista amplamente distribuído, estando presente no solo, água, animais e plantas. Trata-se de uma enterobactéria associada a infecções adquiridas em ambientes hospitalares, como sepse, pneumonia e infecções do trato urinário, e pode apresentar altas taxas de resistência aos antimicrobianos (ATM). Além disso, vem sendo relatada como um importante contaminante ambiental de efluentes sanitários e hospitalares.
Objetivo (s)
Realizar o isolamento e determinar o perfil de suscetibilidade aos ATM de isolados de S. liquefaciens, provenientes de amostras de água coletadas em ambientes aquáticos do Estuário da Lagoa dos Patos (ELP) e região costeira oceânica na cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Material e Métodos
Amostras de água superficiais foram coletadas mensalmente, no período de junho a dezembro de 2022, em dois pontos do ELP: A. Estuário Médio (32° 03’ S, 52° 11’ O), B. Barra da Foz (32° 15’ S, 52° 10’ O) e C. Balneário Cassino (32° 21’ S, 52° 17’ O). Após a coleta das amostras, o isolamento de bactérias gram-negativas foi realizado através de filtração em membrana de nitrocelulose 0,45 µm, com posterior cultivo em ágar Endo Les a 37ºC. Após a formação de colônias, foi realizado um novo cultivo de cada colônia e a identificação da espécie foi realizada através da realização de provas bioquímicas e a determinação do perfil de susceptibilidade aos ATM imipenem, cefotaxima, cefoxitina, gentamicina, tetraciclina e ciprofloxacina foi realizada pelo método de disco-difusão.
Resultados e Conclusão
Durante o período de estudo foram obtidos sete isolados de S. liquefaciens, sendo dois no ponto A, um no ponto B e quatro no ponto C. Quando avaliado o perfil de suscetibilidade destes sete isolados, observou-se um resistente a cefoxitina e com perfil intermediário a tetraciclina no ponto A, um resistente a imipenem e um multidroga resistente, com resistência a imipenem, cefotaxima, cefoxitina no ponto C, e um com perfil intermediário a tetraciclina no ponto B. Com base nestes resultados, observa-se que os ambientes estuarino e oceânico abrigam isolados de S. liquefaciens resistentes a fármacos β-lactâmicos de última geração e exibindo perfil de multirresistência, demonstrando a importância da interface saúde-ambiente para o controle de infecções humanas.
Palavras-chave
Bacilos gram-negativos; Serratia liquefaciens; Resistência à β-lactâmicos; Ambiente aquático; Lagoa dos Patos.
Agradecimentos
CAPES, FAPERGS
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Fabiana Barreiros Ferreira, Simone Raquel Port, Marcos Alaniz Rodrigues, Ana Júlia Reis, Manuel Macedo de Souza, Pedro Almeida da Silva, Andrea von Groll