Dados do Trabalho


Título

Informações sobre malária disseminadas à população no Disque Saúde 136 no período de março a agosto de 2022

Introdução

O Disque Saúde é um dos canais da Ouvidoria-Geral do SUS. Ele atua como serviço de promoção da saúde, disseminando informações à população, incluindo informações sobre a malária.

Objetivo (s)

Descrever dados sobre as disseminações de informações sobre malária realizadas no Disque Saúde no período de março a agosto de 2022.

Material e Métodos

Foram utilizados dados de relatórios trimestrais da Ouvidoria-Geral do SUS com o número de informações disseminadas sobre malária por tópicos (prevenção, definição da doença, sintomas, tratamento, transmissão, diagnóstico, epidemiologia, etiologia e orientação a profissionais de saúde e gestores) durante os atendimentos e dados epidemiológicos do Sivep-Malária e Sinan. Foram comparados dois períodos: março a maio de 2022 e junho a agosto de 2022.

Resultados e Conclusão

Considerando todo o período de março a agosto de 2022, foram disseminadas 2.037 informações sobre malária no Disque Saúde. Dessas, 70 foram no período de março a maio e 1.967 no período de junho a agosto, o que representou um aumento de aproximadamente 28 vezes na quantidade de informações disseminadas à população. Atribui-se esse aumento às ações que ocorreram no período, dentre elas, no final do mês de maio, a inserção de um spot sobre a doença no início da ligação e a malária como opção na Unidade de Resposta Audível (URA). Além disso, no mês de agosto ocorreu uma disseminação ativa, na qual os atendentes entraram em contato com usuários cadastrados para passar informações sobre prevenção da doença. Em relação aos casos autóctones de malária no País, houve um aumento de 20,8% comparando-se os dois períodos estudados, o que pode ter contribuído para que as pessoas buscassem mais informações sobre a doença. No que se refere aos tópicos, no período de março a abril, 20% (14/70) dos usuários ligaram para saber sobre o tratamento da doença, seguido de prevenção e definição da doença, ambos com 15,7% (11/70). Já no período de junho a agosto, como ocorreu a disseminação ativa sobre prevenção da doença, 93,1% (1.831/1.903) das informações disseminadas foram sobre esse tópico. Conclui-se que o aumento de informações disseminadas sobre malária ocorreu através de estratégias para aproximar a população sobre o tema. Neste sentido, é necessário que essas estratégias sejam permanentes, principalmente em períodos sazonais, visto que ter uma população informada é fundamental para o controle e eliminação da doença.

Palavras-chave

malária, Disque Saúde, promoção da saúde

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Jessica de Oliveira Sousa, Eliandra Castro de Oliveira, Ana Carolina Laraia Ciarlini, Anderson Coutinho da Silva, Marcio Pereira Fabiano