Dados do Trabalho
Título
Macrófagos cultivados em condições hiperglicêmicas são mais susceptíveis à infecção por Leishmania braziliensis
Introdução
As leishmanioses são causadas pelo agente etiológico Leishmania e estão entre as enfermidades mais negligenciadas no mundo. O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento nos níveis de glicose circulante. Alterações metabólicas e doenças cutâneas estão entre suas complicações. Em geral, doenças infecciosas são frequentes em pacientes diabéticos, visto que o ambiente hiperglicêmico favorece a disfunção imune.
Objetivo (s)
Avaliar a influência da hiperglicemia na infecção de macrófagos in vitro por Leishmania braziliensis.
Material e Métodos
Foi realizada a separação de células mononucleares de sangue periférico (PBMC) para obtenção dos monócitos para cultivo para diferenciação em macrófagos, que foram infectados por L. braziliensis durante 4 horas. Do sobrenadante foi feita dosagem de Leucotrieno B4 (LTB4), Interleucina-6 (IL-6) e Fator de necrose tumoral-α (TNF-α) por ELISA. A taxa de infecção e viabilidade do parasito feita por microscopia óptica e contagem às cegas.
Resultados e Conclusão
Observou-se um aumento na produção de LTB4, IL-6 e TNF-α quando as células foram infectadas por L. braziliensis em todas as concentrações de glicose. Os macrófagos cultivados em altas concentrações de glicose mostraram-se mais susceptíveis à infecção por L. braziliensis. Os resultados indicam uma influência da hiperglicemia na susceptibilidade de macrófagos in vitro à infecção por L. braziliensis, sugerindo que possa haver uma resposta ineficiente ao parasito em pacientes diabéticos.
Palavras-chave
Diabetes. Leishmania braziliensis. Inflamação.
Agradecimentos
Grupo NT e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Rana Bastos, Ícaro Bonyek-Silva, Sara Nunes, Natália Tavares