Dados do Trabalho


Título

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E GENÔMICA DA DENGUE NA BAHIA REVELA A CIRCULAÇÃO DO SOROTIPO DENGUE 2 GENÓTIPO COSMOPOLITAN E O AUMENTO DOS CASOS GRAVES

Introdução

A Dengue é a arbovirose urbana, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O Virus Dengue (DENV) possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O DENV-2 inclui 5 genótipos não silvestres distintos. O DENV é um vírus de RNA de sentido positivo de fita simples que possui um genoma consistindo de ≈11 kg. Pertence à família Flaviviridae (gênero Flavivírus). Cada sorotipo é ainda subdividido em genótipos filogeneticamente distintos, muitas vezes nomeados de acordo com sua origem geográfica, embora alguns sorotipos de DENV tenham se espalhado para outras regiões. De acordo com relatórios epidemiológicos , epidemias recentes de dengue no Brasil e na América do Sul foram causadas principalmente pela circulação dos sorotipos DENV-1 e DENV-2. O DENV-2 contribuiu substancialmente para a mortalidade relacionada à dengue na região. O genótipo cosmopolita (DENV-2 genótipo II) é o genótipo mais difundido e geneticamente heterogêneo. Este genótipo está circulando na Ásia, Oriente Médio, Ilhas do Pacífico e África e contribui substancialmente para a carga global de dengue.

Objetivo (s)

Descrever as características clinicas epidemiológica do virus dengue em Feira de Santana no período de 2022 a maio de 2023.

Material e Métodos

Foram coletados dados secundários do Sistema de Informação do período de 2022 e de janeiro a maio de 2023. Foram selecionadas as variáveis clínicas e epidemiológicas (sinais e sintomas, evolução, idade, sexo, critério diagnóstico, sorotipo do DENV circulante entre outros. A análise foi através do Excel sendo utilizado gráficos e tabelas.

Resultados e Conclusão

Em 2022 foram confirmados 167 casos, sendo 08 deles com sinais de alerta. Em 2023 de janeiro a maio foram confirmados 295 casos, sendo, 58 com sinais de alarme, 04 dengues grave e 01 óbito. Os resultados mostram um aumento de 787% no número de casos graves comparando 2022 com 2023. Com relação aos sorotipos circulantes em 2022 foi confirmado DENV sorotipo 1 e 2 sendo 06 casos confirmados como dengue 2 Genótipo Cosmopolitan, até então nunca detectado anteriormente. Em 2023 mantem a circulação de DENV 1 e 2. Conclusões: Observa-se em 2023 um aumento significativo de dengue grave. O genótipo cosmopolita (DENV-2 genótipo II) é o genótipo mais difundido e geneticamente heterogêneo. O DENV 1 e 2 circulam no município, sendo que o DENV 2 está associado ao aumento dos casos graves e de óbitos por dengue.



Palavras-chave

Vigilância Genômica, Dengue, Sorotipos, Cosmopolitan.

Agradecimentos

LACEN-BA

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maricelia Maia Lima, Melissa Barreto Falcão, Neuza Santos de Jesus Silva, Tamyllis Moreira Nascimento , Eloisa Santana Bahia , Ana Luiza Andrada Mello , Sintia Sacramento Torquato , Felicidade Mota Pereira , Erenilde Marques Cerqueira, Luiz Carlos Junior Alcantara , Sandrea Reis Oliveira Costa