Dados do Trabalho


Título

Monitoramento de Arboviroses no Município de Parnamirim/RN

Objetivos(s)

Objetivo Geral - Monitorar o nível de risco para propagação de arboviroses em todo o município.
Objetivos Específicos
- Executar o monitoramento entomológico semanal em todos os bairros e áreas estabelecidas do município;
- Avaliar a eficácia da metodologia implantada (Ovitrampas) no combate à proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus;
- Identificar a probabilidade de ocorrência de surtos em todas as regiões do município.
- Reunir dados entomoepidemiológicos para auxiliar a preparação de ações de bloqueio ao vetor transmissor;

Relato do Caso

A análise foi realizada a partir do manuseio e coleta semanal das Ovitrampas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), na realização de busca ativa de casos de arboviroses e nos cruzamentos de dados epidemiológicos, com os índices entomológicos para análise das áreas, através de ferramentas de estatística em planilhas e no uso do sistema QGIS para acompanhamento via satélite da situação entomoepidemiológica do município, gerando mapas de análises situacionais.
São analisadas as amostras no laboratório entomológico para definição de índices de positividade e índices de densidade de ovos por área, por bairro e no município.
A partir do estudo das informações cruzadas e verificação de situações geográficas e demográficas, é desenvolvida uma tabela classificando todas as áreas com cobertura de ovitrampas, conforme nível de alarme de risco municipal, para desenvolvimento de ações
estratégicas de enfrentamento do vetor no município, e também a publicização de boletim mensal.
Reduzindo em mais de 100 mil vetores anualmente, além de diminuir e prevenir novos casos e surtos epidêmicos no município.

Conclusão

Seguindo uma proposta de desenvolvimento e responsabilidade do planejamento e ações contidas nas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias da Dengue.
De maneira intersetorial, os trabalhos desenvolvidos passam a ser norteados, em parcerias com outros órgãos municipais. Através da análise dos resultados da nova metodologia é possível fazer o direcionamento à gestão, em um novo olhar para o cenário das arboviroses no município, onde destaca-se a classificação de risco das áreas as quais são feitas a partir dos seguintes critérios: Casos positivos, índice de densidade e índice de positividade dos ovos encontrados nas palhetas das ovitrampas, e amostra focal encontrada. Otimizando e articulando ações estratégicas mais efetivas no combate às arboviroses.

Agradecimentos

Agradeço à equipe e todos os ACEs do município.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

KLEYTON ARAUJO FELIPE