Dados do Trabalho


Título

SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DO ALVO 12S rDNA NA DETECÇÃO DE FILARÍDEOS EM QUATIS DE CAUDA-ANELADA (Nasua nasua)

Introdução

Filarídeos são parasitos nematóides pertencentes a superfamília Filarioidea, transmitidos por vetores artrópodes, e responsáveis por causar uma série de doenças em seres humanos e animais domésticos. O diagnóstico parasitológico tem sido amplamente utilizado por apresentar baixo custo e elevada especificidade na detecção de filarídeos; em contrapartida, o diagnóstico por meio de técnicas moleculares apresenta ampla sensibilidade e reprodutibilidade.

Objetivo (s)

O presente estudo objetivou detectar filarídeos em amostras de sangue de quatis de cauda-anelada (Nasua nasua) que habitam um fragmento florestal localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, bem como avaliar a precisão do gene alvo 12S rDNA.

Material e Métodos

Os quatis foram capturados na unidade de conservação Parque Estadual do Prosa, e amostras de sangue foram obtidas por venopunção femoral, sendo depositadas em tubos contendo ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). As amostras coletadas foram submetidas à técnica do Buffy Coat e à extração de DNA pelo método fenol clorofórmio, e o DNA obtido foi submetido à Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) do gene 12S rDNA. Por fim, avaliamos a concordância entre o Buffy Coat e a PCR através do teste kappa, calculamos os valores de sensibilidade e especificidade da PCR, e comparamos as taxas de infecção de acordo com a idade e sexo dos animais.

Resultados e Conclusão

Através da técnica do Buffy coat foi obtida uma taxa de infecção de 75,3% (55/73), enquanto que o diagnóstico molecular detectou a infecção em 37% (27/73) dos animais. Observamos uma baixa concordância entre os testes (

Palavras-chave

filariose; diagnóstico molecular; diagnóstico parasitológico; reprodutibilidade

Agradecimentos

CNPq, CAPES, FUNDECT e UCDB

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Geovanna Silva dos Santos, Sany Caroline Liberal, Carina Elisei de Oliveira, Filipe Martins Santos, Nayara Yoshie Sano, Heitor Miraglia Herrera, Isabel Passos Miranda Sanabria, Artur Araujo Martinelli, Gabriel Carvalho de Macedo