Dados do Trabalho


Título

Diversidade de mosquitos potenciais transmissores de doenças na Comunidade Rural Saubinha, município de Coari, Amazonas, Brasil

Introdução

Conhecer a diversidade de mosquitos de importância médica é essencial para a vigilância e prevenção de doenças transmitidas por vetores. Assim, o levantamento da culicidofauna, ganha relevância pela potencialidade de transmissão de doenças ao homem, devido ao seu hábito hematófago.

Objetivo (s)

Realizar levantamento da culicidofauna em área rural no município de Coari, Amazonas.

Material e Métodos

O estudo foi desenvolvido na Comunidade Saubinha, (Estrada de Coari/Itapeua, km 15), que possui 78 residências circundadas por ambiente natural preservado. O levantamento entomológico foi realizado em 2022, em dois pontos fixos, realizando-se seis campanhas, três no período chuvoso (janeiro/março/abril) e três no período seco (julho/agosto/setembro). As metodologias de coleta foram aplicadas nos ambientes intra e peridomicílio, durante três dias consecutivos/mês, utilizando-se as técnicas de Atração Humana Protegida (TAHP) entre 18h e 22h, e captura em repouso (CR), por 30 minutos/ambiente.

Resultados e Conclusão

Foram capturados 1.692 mosquitos distribuídos em sete gêneros (Aedeomya, Anopheles, Culex, Psorophora, Uranotaenia, Mansonia e Coquillettidia) e 29 espécies. As espécies mais frequentes foram Anopheles (Nyssorhynchus) darlingi (n=700), Culex (Culex) quinquefasciatus (n=349), Mansonia (Mansonia) titillans (n=210) e Culex (Culex) coronator (n=119). No período chuvoso foram coletados 607 exemplares, com predominância de Mansonia titillans (n=164) e Anopheles darlingi (n=156). No período seco, obteve-se 1.085 exemplares, observando-se predomínio de Anopheles darlingi (n=539) e Culex quinquefasciatus (n=240). Verificou-se que o pico de atividade do vetor da malária (Anopheles darlingi) foi das 19h às 20h, horário esse que os moradores ainda estão em atividade, o que pode os expor à transmissão da doença. Fato corroborado pela situação epidemiológica da malária na localidade, que concentrou o maior número de casos para o município no ano de 2022. Destaca-se ainda, a diversidade de culicídeos encontrada, alguns associados a transmissão de arbovírus e outros patógenos, fato que requer atenção e mais estudos.

Palavras-chave

Culicidofauna, Entomologia, Vetores

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Suzan Simões Vieira, Francisco Augusto da Silva Ferreira, Nelson Ferreira Fé, Jaidson Nandi Becker, Rayane Nascimento de Souza, Elder Augusto Guimarães Figueira, Daniel Barros de Castro, Tatyana Costa Amorim Ramos, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Erica Cristina da Silva Chagas