Dados do Trabalho


Título

Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Pessoas vivendo com HIV em Sergipe, 2020 a 2022

Introdução

Em 11 de março de 2020 foi declarada a pandemia da COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV-2 (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2) e responsável pelas altas taxa de mortalidade em escala mundial. Em relação à essa doença infecciosa, acredita-se que condições crônicas, como é o caso de pessoas vivendo com HIV (PVHIV), representam papeis importantes nos sintomas respiratórios do paciente, variando de casos leves às doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Objetivo (s)

Descrever as características epidemiológicas dos casos de SRAG por Covid-19 notificados em Sergipe.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descrito utilizando o banco de dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), onde são notificados os casos de SRAG. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, clínicas e desfechos.

Resultados e Conclusão

No período avaliado foram identificados 95 PVHIV com SRAG, das quais 77 foram classificados como SRAG por Covid-19. Entre os casos 74% eram do sexo masculino. A idade variou 17 a 85 anos (média de 43 anos). Além da infecção pelo HIV em 22 pacientes (28,6%) foi descrito outro fator de risco, sendo a cardiopatia crônica a mais frequente. Houve registro de uso de ventilação mecânica em 50,6% dos pacientes. A maioria das PVHIV com SRAG por covid-19 evoluíram para óbito, sendo 45 (58,4%) atribuída a própria infecção e 12 (15,6%), consideradas outras causas de óbito. A letalidade foi alta em todas as faixas etárias, mas em menores de 60 anos foi de 56,3% e nas PVHIV de 60 anos e mais foi de 83,3%. Quanto a faixa de CD4 a letalidade foi de 50% nas 37 PVHIV que tinha até 350, de 44% nos 16 com CD4 superior, mas de 79% nas 24 que não tinham registro do CD4.
Observa-se que a letalidade da SRAG por Covid-19 em PVHIV é alta, verificando-se que muitos pacientes tiveram provavelmente o seu diagnóstico no momento da internação, tendo em vista que muitos não tinham registros de realização de CD$, nem de acesso a terapia antirretroviral. Faz-se necessário um estudo dos fatores associados ao óbito por SRAG por Covid-19, como também medidas de proteção para essa população.

Palavras-chave

Covid-19. Infecção pelo HIV. Co-infecção. Epidemiologia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Luciano Araújo de Souza Filho, Thiago de França Amorim, Cátia Maria Justo, Allan Dantas dos Santos, Márcio Bezerra-santos, Shirley Verônica Melo Almeida Lima, Emerson Lucas S. Camargo, Isabel Amélia C. Mendes, Lucas Almeida Andrade, Wandklebson Silva da Paz, Marco Aurélio de Oliveira Góes