Dados do Trabalho
Título
Avaliação do sistema de vigilância do óbito materno em Rondônia no período de 2016 a 2022
Introdução
Em 2020 e 2021 a pandemia da Covid-19, mudou o perfil de morbimortalidade no mundo, com repercussões diretas sobre o ciclo gravídico puerperal. No Brasil, a principal fonte de dados de óbitos é o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), cujo monitoramento permite emitir alertas e desencadear medidas de intervenção pertinentes.
Objetivo (s)
Avaliar o sistema de vigilância dos óbitos maternos no estado de Rondônia no período de 2016 a 2022, quanto a completitude, representatividade e a oportunidade da investigação.
Material e Métodos
Estudo avaliativo com desenho descritivo com base nos registros de óbitos maternos notificados no SIM/AGEVISA-RO ocorridos entre 2016 a 2022. Utilizou a metodologia do Centers for Disease Control and Prevention-CDC, abrangendo os atributos completitude, oportunidade e representatividade. A completitude foi avaliada diante do preenchimento de algumas variáveis selecionadas, segundo parâmetros estabelecidos. A oportunidade pelo tempo em dias entre data do óbito e data da conclusão da investigação. A representatividade a partir da capacidade do sistema em descrever de forma precisa (tempo, lugar, pessoa). Os dados foram processados no TabWin e Excel 2016.
Resultados e Conclusão
No período de 2016 a 2022, foram registrados 129 óbitos maternos em Rondônia. Quanto a completitude, das sete variáveis analisadas, seis (85,7%) foram classificadas como excelente e uma como regular 89,1%. A proporção média de preenchimento foi de 96,2%, classificando o sistema como excelente.
Quanto a oportunidade, 92 óbitos maternos (71,3%) foram encerrados no prazo de 120 dias, sendo considerado inoportuno. Quanto a representatividade: 92 óbitos (71,3%) as mulheres tinham entre 20 a 39 anos de idade e 12 (9,3%) óbitos foi em adolescentes de 10 a 19 anos. 61 (43,7%) das mulheres tinham 8 ou mais anos de estudo, 30 (23,3%) entre 1 a 7 anos de escolaridade e 28,7% correspondem aos registros não informados ou ignoradas comprometendo a análise do perfil da escolaridade.
A raça/cor predominante foi a parda com 69 óbitos (53,5%), seguida pela branca com 35 óbitos (27,1%).
O sistema de informação de vigilância do óbito materno apresentou completitude excelente; Inoportuno com apenas 71,3% dos óbitos analisados dentro do prazo, permanecendo o desafio para ampliar o indicador; representativo pois é capaz de detectar o perfil epidemiológico da mortalidade
Palavras-chave
Avaliação; Sistema de Informação Sobre Mortalidade; Mortalidade Materna
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
MARCIA MARIA BEZERRA MORORO ALVES, MARIA ARLETE DA GAMA BALDEZ, LIVIA JULIENNE DA SILVA LIMA, LIZIANE SANDRA SILVA MENDONÇA, MARCO ANTONIO VERÇOSA DE CASTRO, DAVI DINIZ PEDRAÇA, ETHIANNE CHANNAN DE OLIVEIRA BASTOS