Dados do Trabalho


Título

MONITORARBO - MONITORAMENTO DE ARBOVIROSES DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN

Introdução

A necessidade de compreender mais profundamente a situação municipal relacionada às Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya), frente à dificuldade de controlar os índices de infestação municipal e conhecer a característica entomoepidemiológica da cidade, foi desenvolvida uma estratégia de monitoramento que une informações entomológicas, epidemiológicas e geográficas para o melhor diagnóstico situacional e articulação de ações estratégicas de enfrentamento.
Criou-se o Monitoramento de Arboviroses, em Janeiro de 2021, promovendo união dos dados do núcleo de entomologia, do núcleo de epidemiologia das Arboviroses, o núcleo de análise situacional, juntamente com o gabinete de risco municipal, proporcionando o cruzamento de informações e o acompanhamento de ações no município.

Objetivo (s)

Objetivo Geral - Monitorar o nível de risco para propagação de arboviroses em todo o município.
Objetivos Específicos
- Executar o monitoramento entomológico semanal em todos os bairros e áreas estabelecidas do município;
- Identificar a probabilidade de ocorrência de surtos em todas as regiões do município.
- Reunir dados entomoepidemiológicos para auxiliar a preparação de ações de bloqueio ao vetor transmissor;

Material e Métodos

As ações do MonitorArbo em Parnamirim/RN se desenvolvem de forma quantitativa e qualitativa.
Acompanhando 175 ovitrampas distribuídas em todo o território habitado no município, respeitando o raio de abrangência de 300m² e georreferenciando através do QGIS. São realizados os cruzamentos de dados epidemiológicos dos casos, com os índices entomológicos para análise das áreas, através de ferramentas de estatística em planilhas e QGIS e realizado mapas de análises situacionais, para a atuação dos ACE em ações estratégicas com maior efetividade e eficácia.

Resultados e Conclusão

O município deixou de apresentar informações quatro vezes ao ano, através da pesquisa larvária - LIRAa, passando a apresentar informações
semanalmente. Retirou-se diretamente mais de 100 mil vetores de circulação por ano, e direcionamento através de grau de risco das localidades de forma estratégica e imediata. O monitoramento da proliferação dos vetores deve ser aprimorados para oferecer à gestão do município a oportunidade de agir de forma mais precisa no enfrentamento das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti e albopictus. Otimizando ações estratégicas mais efetivas contra vetores.

Palavras-chave

Monitorar, informações, arboviroses, vetores.

Agradecimentos

Agradeço a equipe que sonhou, criou e tornou real o projeto, transformando a realidade da saúde no município.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

KLEYTON ARAUJO FELIPE, Elaine Michele Silva, Samia Tatiana Maia, Joana D'arc Pontes, Yasmin Micaelle Ferreira, Louise Santos Morais, Gilberto Lucena Freitas, Letícia Alves Amorim, Anna Beatriz Correia, Ludmille Espinola Medeiros, Patrícia Souza Silva