Dados do Trabalho


Título

DESCRIÇÃO DE UM NOVO NIDOVÍRUS EM ROEDORES SILVESTRES NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Introdução

A América do Sul alberga aproximadamente 23% da diversidade de mamíferos no mundo, e dentre estes, os roedores constituem uma das ordens com maior abundância e diversidade de espécies. Por essa razão, estes tem sido alvo de estudos que buscam determinar os agentes virais que neles circulam como uma das medidas para mitigar os riscos de transmissão interespécie de patógenos de interesse humano e veterinário.

Objetivo (s)

Este estudo, derivado da vigilância metagenômica de vírus circulantes em animais silvestres na região Metropolitana de Belém, apresenta a descoberta de um novo nidovírus da família Arteriviridae.

Material e Métodos

Amostras de órgãos (coração, pulmão, baço e linfonodos) de cinco indivíduos da espécie Oecomys paricola, capturados no município de Santa Bárbara do Pará - PA, foram agrupadas e submetidas a extração de RNA total e sequenciamento nucleotídico na plataforma NextSeq (Illumina). Os dados brutos do sequenciamento foram tratados, montados e taxonomicamente classificados por meio de alinhamento contra o banco de dados de proteínas não redundantes do National Center for Biotechnology Information - NCBI.

Resultados e Conclusão

Cinco contigs foram atribuídos à família Arteriviridae, correspondendo a um genoma quase completo, apresentando uma organização genômica clássica dos arterivírus. O vírus, nomeado Oecomys arterivirus 1 (OAV-1), apresentou respectivamente 38,38% e 45,47% de identidade nucleotídica e aminoacídica com o vírus da síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRSV-1). A análise filogenética a partir dos marcadores genéticos utilizados para classificação taxonômica da família posicionou o OAV-1 no clado de vírus de porcinos e roedores correspondente à subfamília Variarterivirinae e possivelmente formando um novo gênero. Apesar de não possuir representantes que causam doença humana, alguns membros da família Arteriviridae estão associados a doenças graves em animais silvestres e domésticos. Portanto, a descoberta deste novo agente representa um acréscimo no conhecimento acerca da família viral, sendo o registro genômico mais completo da América do Sul e o primeiro em território brasileiro.

Palavras-chave

Investigação virológica; Nidovirales, roedores.

Agradecimentos

CAPES

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Thito Yan Bezerra da Paz, Leonardo Henrique Almeida Hernández, Sandro Patroca da Silva, Fábio Silva da Silva, Bruno C. Veloso de Barros, Livia Medeiros Neves Casseb, Pedro Fernando C. Vasconcelos, Ana Cecília Ribeiro Cruz