Dados do Trabalho


Título

Helmintos Intestinais nos Pacientes Renais Crônicos em Tratamento de Hemodiálise em Manaus-AM

Introdução

Estudos mostram que, portadores de Doença Renal Crônica (DRC) submetidos à hemodiálise apresentam-se mais suscetíveis a quadros de infecção por parasitos, visto que a presença de enteroparasitos é influenciada diretamente pela resposta imunitária do hospedeiro, capaz de desenvolver sintomas mais pronunciados em seus quadros clínicos. Um estudo mais recente realizado no Brasil sobre a incidência de parasitoses intestinais nessa população, demonstrou uma taxa de prevalência de 92.5% de positividade, entre os quais, 4.1% correspondem aos helmintos. Além disso, infecções em geral representam a segunda maior causa de morte nos pacientes em estágio final de doença renal. Sendo assim, há de se observar que a falta de pesquisas acerca dessa temática torna relevante a busca desse conhecimento, a fim de compreender melhor o processo saúde-doença no atual contexto social.

Objetivo (s)

Definir a ocorrência de helmintos nos pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise em uma clínica de diálise em Manaus-AM.

Material e Métodos

Os dados dos pacientes foram coletados por meio de um questionário socioeconômico e clínico-epidemiológico. As amostras de fezes foram analisadas por meio do método de sedimentação espontânea. Todos os dados foram tratados no Microsoft Excel 2019 e Epi Info.

Resultados e Conclusão

Resultados preliminares: dos 62 entrevistados, foram analisados os dados e as amostras fecais de 32 pacientes, entre os quais, não foi identificado nenhum helminto, apenas a presença de 5,7% parasitos correspondentes ao grupo dos protozoários. Segundo a literatura, a prevalência de helmintoses nos pacientes renais crônicos é baixa, por volta de 4% e, os resultados, até o momento, deste estudo corroboram com esses dados, a partir da premissa de que, a ausência desses parasitos nos resultados pode ser devido ao uso indiscriminado de anti-helmínticos, durante o período de transição pandêmica, o que pode ter contribuído consideravelmente para essa diminuição.

Palavras-chave

Enteroparasitoses; DRC; Hemodiálise; Infecção Intestinal.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas– FAPEAM

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Beatriz Lages Pontes, Suanni Lemos Andrade, Liliane Coelho da Rocha