Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS À DOENÇAS PARASITÁRIAS EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR NA REGIÃO NORTE.

Introdução

As parasitoses intestinais afetam grande parte da população mundial, sobretudo, em países subdesenvolvidos que apresentam precárias condições de vida. Diversos podem ser os hospedeiros de parasitas, em que no presente estudo será abordado o público infantil em idade escolar com faixa etária de 2 a 10 anos de idade. Em relação a tal público, doenças parasitárias acometem, principalmente, crianças em idade escolar devido ao baixo amadurecimento do sistema imune, pouco conhecimento sobre os princípios básicos de higiene e por estarem mais expostas aos parasitos, estando suscetíveis às infecções e posteriormente reinfecções.

Objetivo (s)

Elencar os fatores que estão associados às doenças parasitárias em crianças em idade escolar em uma dada região do Brasil.

Material e Métodos

Revisão sistemática, realizada nas bases eletrônicas de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e Capes em que os descritores em inglês e português criança, children, doenças parasitárias, região norte, Brazil e Brasil atrelados ao operador booleano AND. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos, realizados com o público infantil em idade escolar com doenças parasitárias, realizado na região norte. Foram excluídos aqueles com temática destoante à escolhida e ainda relatos de caso e artigos de revisão.

Resultados e Conclusão

Foram encontrados 24 artigos e destes foram analisados 7. Foi-se possível detectar fatores que se baseiam desde a fisiologia do parasita a condições socioeconômicas da amostra populacional. Dentre os 7 artigos analisados 4 referenciam-se a Giardia lamblia como principal agente etiológico presente em parasitoses intestinais em crianças seguida de Ascaris lumbricoides, Entamoeba coli e Entamoeba histolytica. Outro aspecto considerado foi o fator socioeconômico, condições de moradia, saneamento básico recebido, renda familiar e educação sanitária recebida pela mãe. Dessa maneira, evidenciou-se grandes problemáticas nas condições sanitárias e culturais que contribuem diretamente para o surgimento das doenças parasitárias. Constatou-se, um expressivo cenário de desigualdade social que agrava a realidade infantil, sendo depende-se de mudanças nos hábitos, cotidiano e novas ações voltadas às políticas públicas.

Palavras-chave

Criança; Período Escolar; Doenças Parasitárias; Fatores Associados; Brasil; Região Norte.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Hemengella Karyne Alves Oliveira, Franscisco Rodrigo Dimitre Pereira Santos, Hargeu Antônio Macedo Costa