Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE CORRELACIONAL DA SÍFILIS EM GESTANTES E O TRATAMENTO DAS PARCERIAS EM UMA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA DE 2018 À 2022
Introdução
A sífilis é definida como uma infecção bacteriana de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano. A identificação das manifestações clínicas, interpretação dos resultados, diagnóstico e tratamento adequado, são fundamentais para alcançar a cura. O agravo quando identificado nos exames de rotina do pré-natal, propicia celeridade no monitoramento da titulação, tratamento e convocação das parcerias. O período de exposição do feto ao Treponema pallidum é proporcional ao risco de transmissão vertical.
Objetivo (s)
Analisar a correlação da sífilis em gestantes e tratamento das parcerias em uma microrregião de saúde do estado da Bahia.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, com abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se os casos confirmados de sífilis em gestante no período de 2018 à 2022 em uma microrregião de saúde do estado da Bahia. Os dados foram extraídos do site da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA), TABNET.
Resultados e Conclusão
Foi avaliado o perfil epidemiológico da sífilis em gestante, total de 1.969 casos notificados no período de 2018 à 2022. Através do número total de gestantes foram analisados o tratamento das parcerias, 51,17% não tratados, 22,56% ignorados e branco e apenas 26,27% dos casos informaram o tratamento das parcerias. Este cenário repercute no tratamento da gestante realizado de forma inadequada, devido ao risco de reinfecção e porventura o aumento da possibilidade de transmissão vertical. A classificação clínica da sífilis é primordial para o estabelecimento do tratamento correto da gestante. De acordo com os dados analisados, 49,75% dos casos teve classificação clínica ignorada ou branco, 28,76% primária, 5,13% secundária, 6% terciária e 10,37% latente. Diante disso, faz-se necessário capacitar os profissionais de saúde sobre a importância da identificação das manifestações clínicas atrelado ao tratamento correto, pois, de acordo com o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, o tratamento instituído deverá ser de acordo ao estadiamento.
Palavras-chave
Sífilis, Gestação, Cuidado Pré-Natal, Vigilância Epidemiológica
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Jaqueliny de Jesus Bezerra, Hayana Leal Barbosa, Aia Akennaton Araújo Alves, Edy Gomes dos Santos Santos