Dados do Trabalho


Título

Análise da Vigilância Epidemiológica e Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas em Rondônia

Introdução

As doenças diarreicas agudas (DDA) são infecções gastrointestinais autolimitadas caracterizadas por fezes líquidas, aumento do número de evacuações e, em alguns casos, presença de muco e sangue. A desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos podem ocorrer em casos graves. A vigilância epidemiológica das DDA é essencial para detectar precocemente surtos e epidemias.

Objetivo (s)

Analisar a ocorrência e o comportamento das DDA no estado de Rondônia, através da Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA) e da vigilância epidemiológica das doenças de transmissão hídrica e alimentar (VE-DTHA) no contexto da Covid-19. O estudo busca subsidiar ações para detecção e investigação precoce de surtos, além de promover ações de educação em saúde e fortalecer medidas de controle.

Material e Métodos

Estudo descritivo sobre o processo de monitoramento das DDA em Rondônia, no período de 2018 a 2022, englobando coleta, consolidação e análise de dados mínimos, como idade, procedência, data de início dos sintomas e planos de tratamento das DDA, atendidas em 234 unidades de saúde sentinelas. A fonte de dados foi o Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica das DDA (SIVEP-DDA), posteriormente exportados para o Tableau Public - Monitorização DDA, para análise detalhada e apresentação em forma de diagramas, tabelas e gráficos.

Resultados e Conclusão

Dos 202.440 casos de diarreia registrados no estudo, 26,1% (52.816 casos) ocorreram em 2018 e 27,9% (56.427 casos) em 2019, totalizando 109.243 casos (54,0%). No período pandêmico, esses números caem para 28.084 casos (13,9%) e 25.128 casos (12,4%) nos anos de 2020 e 2021 respectivamente. Em 2022, com a retomada das ações de vigilância e monitoramento, melhora a notificação, com registro de 39.985 casos (19,8%). A faixa etária mais atingida foi a de 10 anos e mais, com 111.743 casos (55,2%), e o plano de tratamento mais utilizado foi o A. No período foram detectados e controlados 205 surtos de DDA. A vigilância epidemiológica das DDA é fundamental para detectar surtos, investigar causas, implementar medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento. A pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo nos casos de DDA em Rondônia, levando a significativa subnotificação de casos. A retomada das ações em 2022 foi seguida de gradativa melhoria na notificação, mostrando a importância da vigilância epidemiológica permanente das DDA, para a saúde pública.

Palavras-chave

Doenças diarreicas agudas, Vigilância epidemiológica, Monitorização, Surtos.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Viviane de Carvalho Nascimento, Adalgiza de Souza BOTELHO, Surlange Freire Ramalhaes AMARAL, Mauro Valentino PALOSCHI, Charles Nunes BOENO, Maria Arlete da Gama BALDEZ, Luma Akemi de Azevedo KUBOTA