Dados do Trabalho


Título

DESENHO E TESTE DE PRIMERS PARA IDENTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO EM PCR DE LEISHMANIA LINDENBERGI, LEISHMANIA NAIFFI E LEISHMANIA GUYANENSIS

Introdução

A PCR é amplamente utilizada em estudos e diagnósticos de diversas espécies patogênicas diferentes, incluindo na identificação de Leishmania sp. Porém, embora esse método seja mais específico e sensível em relação a outros exames para identificação do gênero, existem empasses quanto à busca pela identificação e diferenciação das espécies desse protozoário, devido sua rica variabilidade, a qual se encontra diretamente relacionada à forma clínica de leishmaniose tegumentar.

Objetivo (s)

Desenhar primers alternativos para identificação e diferenciação das espécies Leishmania (V.) lindenbergi, Leishmania (V.) naiffi e Leishmania (V.) guyanensis.

Material e Métodos

Utilizando as cepas de cultura disponíveis no Laboratório de Leishmanioses “Prof. Dr. Ralph Lainson”, foi realizado PCR convencional com os primers de Hsp70 (1000pb), Hsp70sen (Foward) (5’ GACGGTGCCTGCCTACTTCAA 3’) e Hsp70ant (Reverse) (5’ CCGCCCATGCTCTGGTACATC 3’) em termociclador. Posteriormente os produtos foram submetidos à eletroforese em gel de agarose, a banda formada foi purificada, quantificada e sequenciada. Após o sequenciamento, as amostras foram alinhadas no BioEdit 5.0 e preparadas para o desenho de primers no Primer3Plus.

Resultados e Conclusão

Foram sequenciadas sete amostras, todas obtiveram boa qualidade/’query cover” (Superior a 95%), foram desenhados 26 primers, dos quais 13 foward e 13 reverse. As sequências do par de primers de melhor qualidade e baixa penalidade foram Foward (5' CACGTTCTTCAGCGAGGAGT 3') e Reverse (5’ GGCTCTTCTTGGTCGGGATC 3’) amplificando 566 pb. Desta forma, o alinhamento demonstrou muitas regiões conservadas nas sequências, os primers desenhados apresentaram potencial de diferenciação apenas utilizando sequenciamento, pois uma vez que os primers desenhados amplificam uma região muito conservada, a banda amplificada em um PCR convencional seria de 566 pb independente da espécie, logo antes de testá-los são necessários mais estudos utilizando a ferramenta do mapa de restrição virtual para a possibilidade da diferenciação por PCR-RFLP.

Palavras-chave

PCR. Leishmania. Desenho de primers.

Agradecimentos

Instituto Evandro Chagas, CNPq

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Leila Dias Costa, Adriel Leal Nóbile, Giovanna Zandonadi Haber, Tainá Negreiros de Souza, Luciana Vieira do Rego Lima, Marliane Batista Campos, Thiago Vasconcelos dos Santos, Fernando Tobias Silveira, Patrícia Karla Santos Ramos