Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE ESPACIAL DOS ÓBITOS DE COVID-19 EM PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2020 E 2021

Introdução

Os óbitos por Covid-19 representam o cenário da evolução da pandemia no Estado de Pernambuco, configurando um acompanhamento e
observação do desenvolvimento. Entender a extensão do número de mortes no Estado, serve como ferramenta para expressar a magnitude da pandemia. Nessa perspectiva, a Análise Espacial fomenta a compreensão da complexidade e distribuição da Covid-19 no Estado.

Objetivo (s)

Analisar a distribuição espacial dos óbitos de Covid-19 em Pernambuco, no período de Março de 2020 a dezembro de 2021.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo epidemiológico ecológico com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica (SIVEP-GRIPE), disponibilizados na plataforma OpenDataSUS do Ministério da Saúde. Foi adotada como unidade de análise os municípios de residência do estado de Pernambuco. A partir das taxas brutas de mortalidade por Covid-19, foram aplicadas técnicas de suavização Bayesiana e de autocorrelação espacial global e local (Moran).

Resultados e Conclusão

Resultados: Ocorreram 28.047 óbitos por Covid-19 entre 2020 e 2021 (145 óbitos/100 mil habitantes). As Macrorregiões Metropolitana e Agreste tiveram as maiores taxas de mortalidade em 2020, e em 2021 foram observadas altas taxas em todo o estado. O índice de Moran Global confirma a autocorrelação espacial da mortalidade em Pernambuco (IGM=0,188, p<0,01).A autocorrelação local aponta clusters de óbitos sobretudo na Macrorregião Metropolitana.
Conclusão: Os achados permitem o conhecimento acerca das macrorregiões estudadas, é válido ressaltar que cada macrorregião possui
suas particularizações, e alguns fatores influenciaram de forma direta na disseminação dos óbitos no Estado, como por exemplo as medidas de isolamento de cada município, territórios limítrofes, condicionantes e determinantes sociais, bem como o Estado possui uma elevada população, distribuída heterogeneamente.

Palavras-chave

Óbitos,Covid-19, Análise Espacial.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Isadora Sabrina Ferreira dos Santos, Emília Carolle Azevedo de Oliveira, Amanda Priscila de Santana Cabral Silva