Dados do Trabalho


Título

Análise do desempenho diagnóstico do COVID-19 Ag ECO Teste® para a infecção pelo SARS-CoV-2 no Hospital Universitário Lauro Wanderley

Introdução

O diagnóstico rápido e preciso da infecção por SARS-CoV-2 é crucial no controle de surtos hospitalares e comunitários. Dessa forma, na prática clínica os testes de detecção de antígeno viral vêm sendo utilizados devido a rápida obtenção de resultados, facilidade de execução e interpretação por profissionais de saúde. Apesar disso, o desempenho diagnóstico desses testes deve ser continuamente monitorado, devido à alta variabilidade genética das cepas de SARS-CoV-2.

Objetivo (s)

Avaliar o desempenho diagnóstico do COVID-19 Ag ECO Teste® em indivíduos testados para COVID-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa-PB.

Material e Métodos

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital onde as amostras dos indivíduos que foram testados foram coletadas. Foram obtidas amostras pareadas de swab de nasofaringe de 60 indivíduos, conforme protocolo de triagem do hospital. A extração de RNA viral foi feita através de kit automatizado no equipamento Extracta 32 da Loccus™ e a detecção do SARS-CoV-2 foi realizada através de RT-PCR utilizando kit da Biomanguinhos™, em equipamento de PCR em tempo real do modelo Quantsudio3®. O teste de detecção de antígeno viral COVID-19 Ag ECO Teste® foi realizado nas mesmas amostras, seguindo as instruções da fabricante ECO Diagnostica™.

Resultados e Conclusão

Entre as amostras analisadas, os resultados foram: em 61,7% “não detectável”, em 38,3% “detectável” pelo método de RT-PCR e em 26,7% “reagente” pelo COVID-19 Ag ECO Teste®. Dessa forma, em 11,7% das amostras o resultado foi falso-negativo pelo teste de detecção de antígeno viral. Em amostras coletas entre o primeiro e terceiro dia após início dos sintomas, a sensibilidade do COVID-19 Ag ECO Teste® foi 83%. Nos casos em que o valor de CT (Threshold Cycle) da RT-PCR foi igual ou inferior a 26, o COVID-19 Ag ECO Teste® revelou resultado todos, proporcionando uma sensibilidade de 100 %. Em ambas as análises, o COVID-19 Ag ECO Teste® demonstrou ser 100% específico. A confiabilidade do uso do COVID-19 Ag ECO Teste® como método de detecção para o SARS-CoV-2 depende principalmente do tempo de manifestação dos sintomas e da carga viral no momento da coleta. Dessa maneira, o COVID-19 Ag ECO Teste® pode ser utilizado como uma alternativa rápida e fácil para detecção da infecção pelo SARS-CoV-2.

Palavras-chave

COVID-19. SARS-CoV-2. Antígeno. Diagnóstico.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Ingrid Beatriz Braz Oliveira, Louyse Jeronimo de Morais, João Felipe Bezerra, Maria Soraya Pereira Franco Adriano, Carmem Gabriela Gomes de Figueiredo, Laisa Ribeiro de Sá, Nathalia de Alencar Cunha Tavares, Romero Henrique Teixeira Vasconcelos, Ana Carolina Bernardes Dulgheroff, Ronaldo Rodrigues Sarmento