Dados do Trabalho


Título

Educação em Saúde e Parasitologia: Ação Extensionista no Município de Santo Estevão, Bahia

Introdução

As parasitoses intestinais constituem um grave problema de Saúde Pública, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, apresentam-se com alta prevalência, decorrente das más condições de vida. Essas doenças muitas vezes aparecem de forma silenciosa, o que dificulta a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado.

Objetivo (s)

O objetivo desse estudo foi promover ações com ênfase na Educação em Saúde, a partir do perfil parasitário identificado.

Material e Métodos

Este trabalho faz parte do Programa de Extensão Estudo Parasitológico na Microrregião de Feira de Santana (Consepe 07/99) e foi realizado nas comunidades Várzea da Casa I e II, Santo Estevão, Bahia, no período de maio a novembro de 2022. As amostras foram examinadas no Laboratório de Análises Clínicas e Parasitologia (LAC) da UEFS, pelo método de Hoffamn, Pons e Janer.

Resultados e Conclusão

A coleta fecal foi realizada com alunos da escola Municipal Prof.ª Neuza Maria Pires da Silva e membros da Comunidade Várzea da Casa I e II, participando 86 pessoas. A positividade de parasitos intestinais foi 16,3% (14), destes 10,5% (9) para Protozoários e 5,8% (5) Helmintos. Com relação aos protozoários identificados, destacam-se: Entamoeba coli, Endolimax nana, amebas não patogênicas, que são bioindicadoras da qualidade de ambiente e indicam alguma fonte de contaminação no mesmo, e Entamoeba histolytica. Foram identificados helmintos Schistosoma mansoni e o Ancylostomatidae.
A partir dos resultados foram realizadas ações de Educação em Saúde, como mural interativo, palestras, jogo de roleta com figuras ilustrativas, além da distribuição de folders com as principais medidas de prevenção das doenças parasitárias. Os casos positivos foram encaminhados para tratamento nas unidades de saúde das localidades.
Percebe-se que as ações extensionistas são satisfatórias, principalmente quando o trabalho é realizado de acordo com a realidade local e participação ativa da comunidade. Estas estimulam o senso crítico e a aquisição de novos conhecimentos e práticas que buscam promover a melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave

Educação em Saúde, Protozoários, Extensão

Agradecimentos

Universidade Estadual de Feira de Santana

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Patricia Carneiro Silva Santana, Alany Santos Oliveira Rocha, Selma Santa Bárbara da Silva Gomes, Cinthia Dórea Sena Prates, Michele dos Santos Conceição, Jailma da Costa Ribeiro, Simone Souza de Oliveira