Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de um teste de PCR em tempo real para a detecção de Mycobacterium avium a partir do cultivo em sistema BD Mycobacteria Growth Indicator Tube de amostras pulmonares procedentes de pacientes com suspeita de tuberculose

Introdução

O Mycobacterium avium é uma das micobactérias não tuberculosas (MNT) mais associadas a doenças pulmonares, que se assemelham clínica e radiologicamente à tuberculose (TB), sobretudo em pacientes vivendo com HIV/aids (PVHA). Destaca-se que o cultivo de amostras pulmonares no sistema BD Mycobacteria Growth Indicator Tube (MGIT) é um importante método diagnóstico, no entanto, requer a confirmação da espécie de micobactéria após sua positividade.

Objetivo (s)

Desenvolver um teste de PCR Real-Time para detectar o M. avium em cultivo de MGIT de amostras pulmonares, provenientes de pacientes com suspeita de TB.

Material e Métodos

Foram desenhados e sintetizados um par de primers e uma sonda TaqMan tendo como alvo o 16S rRNA do M. avium (Mav-VIC). Para determinar a especificidade do teste Mav-VIC, DNAs genômicos procedentes de 15 isolados de M. avium, M. tuberculosis, M. abscessus, M. intracellulare, M. chelonae e M. marinum foram testados em uma reação contendo 400 nM de primers forward e reverse, 200 nM de sonda, 1x Universal PCR Master Mix e água ultrapura em quantidade suficiente de 25 µL. As reações foram realizadas em placas de 96 poços e à amplificação foi realizada no equipamento StepOneplus Real-Time PCR (95°C por 10 minutos, 95°C por 15 segundos e 40 ciclos de 58°C por 30 segundos). Posteriormente, para avaliar o teste Mav-VIC na detecção do M. avium a partir de amostras de cultivo, DNAs totais de 20 cultivos no MGIT de amostras pulmonares, foram extraídos e submetidos ao teste Mav-VIC. Destas, 14 eram positivas e seis negativas para a identificação molecular do complexo M. tuberculosis. As amostras com resultados negativos para M. tuberculosis foram identificadas como M. avium por sequenciamento dos genes hsp65 e rpoB.

Resultados e Conclusão

O alvo Mav-VIC apresentou 100% de especificidade frente as diferentes espécies micobacterianas. Quando o alvo Mav-VIC foi avaliado frente as 20 amostras pulmonares, resultados positivos foram obtidos apenas nas seis amostras identificadas como M. avium (CT médio: 20,5), mostrando uma acurácia de 1.0. Os primers e sonda desenvolvidos mostraram-se acurados para a identificação de M. avium quando utilizado DNA proveniente de cultivo de amostras clínicas de origem pulmonar. Desta forma, destaca-se que este pode ser um método rápido para a identificação de M. avium associado a infecções pulmonares não causadas por M. tuberculosis, o que pode contribuir introdução de esquema terapêutico eficaz.

Palavras-chave

Mycobacterium; Mycobacterium avium; Diagnóstico; PCR Real-Time

Agradecimentos

FAPERGS; CNPq; e CAPES

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Yasmin Castillos das Neves, Ana Julia Reis, Caroline Busatto, Dienefer Venske Bierhals, Mariana Quaresma de Souza, Lorran Cabreira Rodrigues, Ivy Bastos Ramis, Pedro Eduardo Almeida da Silva, Andrea von Groll