Dados do Trabalho
Título
Associação dos níveis plasmáticos de PTX3 com a ocorrência de hanseníase em indivíduos de área hiperendêmica no nordeste brasileiro
Introdução
A PTX3 (pentraxina 3) é uma proteína pertencente à família das pentraxinas, que inclui outras proteínas como a proteína C reativa (PCR) e a proteína sérica amiloide P (SAP). A PTX3 é uma molécula multifuncional que desempenha um papel importante no sistema imunológico e na resposta inflamatória, atuando na regulação do sistema complemento.
Objetivo (s)
O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração plasmática de PTX3 em pacientes com hanseníase e contatos domiciliares saudáveis.
Material e Métodos
Foram incluídos pacientes com hanseníase atendidos no centro de infectologia (CEINPE) do município de Petrolina-PE, no período de julho de 2019 a agosto de 2022. Como grupo controle, foram recrutados contatos domiciliares, saudáveis, convidados a participar do estudo no momento da consulta. Os níveis plasmáticos de PTX3 foram determinados através de ELISA (Human Pentraxin 3/TSG-14 Quantikine ELISA Kik, R&D Systems). A coleta de sangue dos pacientes foi realizada antes do início da multidrogaterapia (MDT). As análises estatísticas foram realizadas no programa GraphPad Prism versão 8.0.1. Foram considerados significativos valores de p<0,05.
Resultados e Conclusão
Foi demonstrado pela primeira vez, que os níveis plasmáticos de PTX3 em pacientes com hanseníase são maiores que contatos domiciliares saudáveis. Esses resultados abrem caminhos para futuros estudos investigando o papel da PTX3 como biomarcador potencial de infecção na hanseníase.
Palavras-chave
biomarcadores, imunidade inata, hanseníase, pentraxinas.
Agradecimentos
Agradeço a toda a equipe, bem como, o LAMUPE (HU-UNIVASF) pela estrutura, a FACEPE e a Secretaria estadual de saúde de Pernambuco (SES-PE) pelo apoio financeiro.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Milena Xavier Silva Barbosa, Ana Clara Cadidé Gonzaga Moraes, Lorena Viana de Andrade, Carlos Dornels Freire de Souza, Rodrigo Feliciano do Carmo