Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MANAUS SOBRE O ATENDIMENTO A CASOS DE DOENÇA DE CHAGAS

Introdução

A Doença de Chagas (DC) é uma protozoose negligenciada causada pelo Trypanosoma cruzi. Na Amazônia, a transmissão oral é a principal via para o aumento do número de casos agudos, no entanto, é perceptível a lacuna de conhecimento sobre a doença devido à ausência de capacitação profissional em relação ao manejo e prevenção da DC.

Objetivo (s)

Com isso, o objetivo é identificar os pontos de carência na capacitação dos servidores de saúde de Manaus para atendimento da DC no município.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo observacional baseado na aplicação de questionário. As entrevistas foram realizadas através da plataforma REDCap, e a análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva.

Resultados e Conclusão

Entre janeiro e abril de 2023 foram entrevistados 26 servidores em duas UBS da zona rural do município, sendo 9 (34,6%) agentes comunitários de saúde, 6 (23,1%) técnicos de enfermagem e 3 (11,5%) médicos, com período acima de 5 anos de serviço na UBS (53,9%). A maioria dos participantes foi do sexo feminino (n=17; 65,4%), com idade média de 47,2 ± 10,6 anos. Quanto ao conhecimento geral, foi possível observar que todos já ouviram falar sobre a DC e 13 (50%) acreditam existir cura, no entanto, 21 (80,8%) relataram não terem recebido capacitação, 22 (84%) não souberam informar as principais formas clínicas e todos desconheciam o tratamento para a doença. Em relação aos fatores epidemiológicos, 19 (73.1%) consideram a Amazônia uma região endêmica, 21 (80.8%) conhecem o triatomíneo como o vetor e 13 (50%) reconheceram os exemplares do inseto mostrado. Quanto ao diagnóstico da DC aguda, apesar de 14 (53.9%) conhecerem o exame de gota espessa (GE), 23 (88.5%) não sabiam que esse método parasitológico é o padrão-ouro para diagnóstico de DC aguda. Por fim, dos entrevistados, 11 (42.3%) sentiram-se capazes de orientar quanto as formas de prevenção e manejo para o hospital de referência na capital. A partir desses resultados foi possível observar que a capacitação dos servidores de saúde em relação a DC, é de fato deficitária, o que pode ser um fator contribuinte para o atraso no atendimento, com isso, a segunda parte deste trabalho propõe a realização de treinamentos com o profissionais de saúde a fim de melhorar o fluxo de atendimento para casos suspeitos de DC aguda no município de Manaus, AM.

Palavras-chave

Tripanossomíase americana, Profissionais de Saúde, Capacitação.

Agradecimentos

Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Peterson Carvalhal Sousa , Higor Marques Queiroz, Jessica Vanina Ortiz , Débora Raysa Teixeira de Sousa , Alba Regina Jorge Brandão, Silvia Cássia Brandão Justiniano, Elora Daiane Menezes Silva, Susan Smith Doria , Katia Nascimento Couceiro, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Jorge Augusto Oliveira Guerra