Dados do Trabalho


Título

Comportamento, percepção de risco e fatores estruturais associados à infecção por Leptospira: um estudo de caso-controle.

Introdução

A leptospirose é uma zoonose de transmissão ambiental. A infecção pela Leptospira ocorre pela exposição direta à urina de animais infectados ou indireta através do contato com água e solos contaminados.

Objetivo (s)

Identificar o comportamento, percepção de risco e fatores estruturais associados à infecção por Leptospira em moradores de quatro comunidades de Salvador-BA, Brasil.

Material e Métodos

Refere-se a um estudo de caso-controle do período de 08/2021 a 09/2022. Aplicou-se um questionário semiestruturado aos moradores, associados à análise sorológica por teste de microaglutinação (MAT) com título a partir de MAT >1:50 para identificar a infecção por Leptospira, os controles selecionados nas mesmas comunidades não apresentaram títulos para a infecção. Os participantes responderam a questões sobre fatores estruturais e comportamentais que são associados à infecção por Leptospira, incluindo acúmulo de lixo doméstico perto de casa, observação de ratos, uso de botas de borracha, contato com a lama, andar descalço, andar em alagamento e/ou esgoto, desentupir esgoto, bem como sua percepção de risco em relação à leptospirose se a consideravam uma doença séria e se sentiam vulneráveis a serem contaminados com leptospirose. Para comparar as frequências entre os grupos, calculamos as razões de chances (ORs) e os respectivos intervalos de confiança de 95% (ICs) usando uma tabela de contingência dois por dois. Os participantes assinaram um termo de conformidade, aprovado pelo CEP/CONEP. (n: 4.235.251).

Resultados e Conclusão

Foram selecionados 170 participantes (85 casos e 85 controles). A média de idade dos participantes foi de 42 anos (variando de 17 a 82 anos), os homens representaram 41,8% (71/170) do total de indivíduos. O acúmulo de lixo doméstico perto de casa representou 54% de chances de risco associado à infecção por Leptospira (OR 0,46, IC 0,22 - 0,95). Em relação aos fatores comportamentais, desentupir esgoto bloqueado (OR 1,81, IC 0,75 -1,81), o contato com lama e andar descalço fora de casa (OR 1,28, IC 0,64-2,56) foram fatores comportamentais relacionados à infecção por Leptospira. A percepção de risco e seriedade sobre a doença leptospirose não foram diferentes entre os grupos casos e controles. A deficiência de serviços urbanos básicos continua sendo o principal fator de exposição em moradores de comunidades, uma vez que encontramos associação em relação à infecção por Leptospira com fatores estruturais e comportamentais dos indivíduos.

Palavras-chave

Leptospirose, risco, caso-controle.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Priscilla Elizabeth F. Santos, Fábio Neves Souza, Juliet O. Santana, Taina Araujo, Federico Costa, Cleber Cremonese