Dados do Trabalho


Título

Análise epidemiológica do surto de sarampo no Estado de Minas Gerais em 2019 e 2020

Objetivos(s)

O presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil epidemiológico do surto de sarampo no Estado de Minas Gerais nos anos de 2919 e 2020.

Relato do Caso

A população do estudo correspondeu a 2.430 casos notificados, sendo 165 casos confirmados sarampo, no estado de Minas Gerais, nos anos 2019 e 2020. As variáveis epidemiológicas analisadas foram: sexo, faixa etária, zona de residência, raça/cor, escolaridade e vacinação de pacientes positivos para sarampo, por Semana Epidemiológica (SE) do início do exantema e cobertura vacinal. Os dados foram obtidos a partir da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Web) e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações - SIPNI WEB e estratificados por perfil epidemiológico.

Conclusão

Observou-se que, do total de casos notificados 6,7% (165/2.430) foram positivos para sarampo, sendo 81,1,5% confirmados pelo critério r laboratorial, 12,2% pelo clínico-epidemiológico e 6,6% pelo clínico. Em relação ao perfil clínico-epidemiológico dos pacientes, os mais acometidos foram os pacientes: sexo masculino, faixa etária de 20 a 29 anos, raça/cor parda, zona de residência urbana, escolaridade ensino fundamental e pacientes não vacinados. As variáveis sexo e raça/cor não apresentaram significância estatística, já todas as outras variáveis apresentaram significância estatística. Entre as semanas epidemiológicas analisadas, observou-se que entre a SE 34/2019 a 12/2020 houve um aumento considerável entre o número de casos confirmados, com o pico na SE 36/2020. Quando analisada
as coberturas vacinal com a vacina Tríplice Viral, em 2019 consta o registro com a D1 de 93,12% e D2 com 81,55% e em 2020 consta a D1 com 80,88% e D2 com 64,27%. Conclusão: De acordo com a meta do PNI (Programa Nacional de Imunização), a taxa de cobertura com a vacina Tríplice Viral satisfatória é de 95%. Os dados do estado de Minas Gerais reforçam a necessidade de melhoria da cobertura para evitar o surgimento de novos casos de sarampo. Com relação aos indicadores epidemiológicos, destaca-se a não realização de exames laboratoriais na confirmação de casos de sarampo. De acordo com um dos indicadores qualidade das doenças exantemáticas, todo caso suspeito de sarampo deve ser realizado exame laboratorial, tanto a sorologia bem como a biologia molecular, demonstrando necessidade de melhoria também nesse indicador no estado de Minas Gerais.

Agradecimentos

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Luciene da Rocha Ribeiro, Gilmar José Coelho Rodrigues