Dados do Trabalho
Título
A importância da vacinação contra a poliomielite e a queda na cobertura vacinal no RN.
Introdução
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é essencial para o controle e erradicação de doenças preveníveis por vacinação. A poliomielite, uma doença sem tratamento específico, pode ser prevenida apenas por meio da vacinação. O Rio Grande do Norte enfrenta desafios na cobertura vacinal da poliomielite, com quedas significativas ao longo dos anos. Essas quedas são agravadas pela pandemia de COVID-19 e por outros fatores, como hesitação vacinal e disseminação de fake news.
Objetivo (s)
Este estudo tem como objetivo analisar a evolução temporal e a distribuição espacial da cobertura vacinal contra a poliomielite no Rio Grande do Norte nos últimos cinco anos. A análise será baseada em dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e busca avaliar as metas e os desafios enfrentados pelo estado.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo com delineamento sobre a cobertura vacinal para poliomielite com as técnicas de análise temporal, a abordagem temporal adotou a técnica de série histórica nos 167 municípios no período de 2018 a 2022, os dados de cobertura vacinal registrados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) foram obtidos no sítio do Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
Resultados e Conclusão
: Durante o período analisado, observou-se uma queda significativa na cobertura vacinal da poliomielite no Rio Grande do Norte. Em 2018, o estado atingiu uma cobertura de 90%. No entanto, houve uma redução progressiva nos anos seguintes, especialmente em 2020, ano da pandemia de COVID-19. Os mapas mostram uma perda progressiva dos percentuais adequados de cobertura vacinal no estado. A integração da vigilância com os serviços de saúde tem avançado, mas ainda são necessários esforços para enfrentar os desafios da cobertura vacinal da poliomielite. O subfinanciamento do sistema de saúde, problemas na gestão dos serviços e na comunicação em saúde, além da disseminação de fake news e da hesitação vacinal, são fatores que contribuem para o declínio da cobertura vacinal. Medidas eficazes de vacinação devem ser implementadas para evitar a propagação da doença e garantir a proteção da população.
Palavras-chave
Vacina, cobertura vacinal, poliomielite
Área
Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Jocelly de Oliveira bento, Simone Baptista dos Anjos Andrade, Ana Beatriz Gurgel Gomes, Laiane Graziela Paulino da Costa, Haywsa Thalita Bezerra, Iraci Nestor de Souza Andrade, Michelline Josua Costa Maciel, Katiucia Roseli Silva de Carvalho, Mirley Carla Medeiros Modesto