Dados do Trabalho
Título
INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO DA LEPTOSPIROSE ENTRE OS PROFISSIONAIS DE LIMPEZA URBANA NO MUNICÍPIO DE MANAUS -AM
Introdução
A leptospirose é causada por bactérias pertencentes a ordem Spirochetales e a família Leptospiraceae que compreendem o gênero Leptospira. O agente etiológico responsável pela Leptospirose é a Leptospira spp. No Brasil, a leptospirose é uma doença endêmica, porém nos meses de maior pluviosidade a doença se torna epidêmica. O perfil epidemiológico da população brasileira afetada pela doença indica maior infecção entre adultos jovens do sexo masculino, moradores das áreas urbanas através de exposição ocupacional, contato com água contaminadas. A Amazônia apresenta uma estrutura ecológica favorável à disseminação de leptospirose principalmente por suas condições de temperatura e umidade, características próprias da zona equatorial. O serviço de coleta de lixo na cidade de Manaus traz anualmente severas consequências a essa classe de trabalhadores, devido à falta ou o uso inadequado do equipamento de proteção individual (EPI). O constante contato nesse tipo de ambiente, repercute na redução da expectativa de vida dos trabalhadores, onde muitas doenças adquiridas poderão se tornar crônicas devido à falta de assistência médica e de orientação adequada de segurança no trabalho.
Objetivo (s)
Traçar o perfil epidemiológico da leptospirose, bem como, analisar os fatores de riscos associados a doença em profissionais de limpeza urbana na cidade de Manaus.
Material e Métodos
Recrutamento dos profissionais de coleta de lixo urbano de quatro empresas denominada empresas 1,2,3,4 que prestam serviços no município de Manaus por meios de entrevistas simples correspondendo ao desenho amostral estatístico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para identificação dos fatores de riscos associados a exposição a leptospirose, sendo adquiridos através do termo de consentimento livre e esclarecidos.
Resultados e Conclusão
Dos 719 entrevistados das 04 empresas envolvidas no estudo, obtivemos 600 homens e 119 mulheres, sendo que na empresa 3 apenas 3 mulheres participavam dessa empresa. Quanto estratificamos os trabalhadores por etnia verificamos que etnia parda predominou entre os estudados (545), seguidos dos brancos 112. A empresa 4 obteve o maior número de trabalhadores com algum tipo sintomático para leptospirose (202), seguida da empresa 3 (108). Os sintomas de maior evidência nas empresas notificadas foram: febre, mialgia, diarreia, vômito, mal-estar, prostração. O conhecimento epidemiológico pode auxiliar no diagnóstico precoce e na eficácia do tratamento individual.
Palavras-chave
Leptospirose, epidemiologia, lixo urbano
Agradecimentos
FAPEAM
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Luciete Almeida Silva, Jéssica Daniella Damasceno Brandão, Cláudia Nayara da Silva Alves, Maria Júlia Pessoa Brandão