Dados do Trabalho


Título

Vigilância laboratorial: fluxo de amostras biológicas no contexto da saúde pública do estado do Amazonas

Introdução

Os laboratórios de saúde pública (LACENs) têm papel fundamental para que a vigilância em saúde seja bem-sucedida, pois são responsáveis pela capacitação e, muitas vezes, pela coleta, processamento, armazenamento, conservação e encaminhamento de amostras biológicas em condições adequadas, aos laboratórios de referência nacional. O LACEN-AM integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde.

Objetivo (s)

Apresentar a contribuição do LACEN-AM no encaminhamento de amostras biológicas para os laboratórios de referência nacional.

Material e Métodos

Estudo descritivo de corte transversal, da análise de amostras biológicas registradas no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) no LACEN-AM, encaminhadas aos laboratórios de referência nacional no ano 2022.

Resultados e Conclusão

Em 2022 foram registrados 395.020 exames laboratoriais no GAL-AM. Destes, 6.329 (1,6%) amostras biológicas foram encaminhadas aos laboratórios de referência nacional, sendo 5.380 (85,0%) de casos confirmados de Covid-19 e 44 (0,7%) amostras confirmadas de Arbovírus para sequenciamento genético, 858 (13,6%) de amostras biológicas para confirmação do diagnóstico de Monkeypox e 47 (0,7%) casos confirmados de Influenza A para caracterização antigênica e genética dos vírus circulantes.
O encaminhamento de amostras aos laboratórios de referência nacional permitiu respostas mais efetivas e rápidas na confirmação do diagnóstico de doenças para os quais os LACEN-AM não estava habilitado, bem como o sequenciamento genético e identificação de novas variantes circulantes de Influenza, Arbovírus e Coronavírus SARS-COV-2. A pandemia de Covid-19 destacou a importância do componente laboratorial e a necessidade de investimento em infraestrutura física, equipamentos e insumos. Ressalta-se a necessidade de espaço físico e infraestrutura adequados para o cumprimento dos fluxos estabelecidos para cada agravo, haja vista que a vigilância laboratorial é um componente essencial para o controle de doenças e agravos de saúde pública.

Palavras-chave

Vigilância laboratorial, Identificação genômica, Preservação de amostras

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

RENATA LIA CORAGEM, CLAUDIO FERNANDEZ ARAUJO, KIRIATH ALCANTARA REBELLO, IRISMAR BARBOZA GOMES, MARIA ESTER COSTA AVELINO, ANA RUTH LIMA ARCANJO, DANIEL BARROS CASTRO, TATYANA COSTA AMORIM RAMOS, MARLUCIA SILVA GARRIDO