Dados do Trabalho


Título

Avaliação da exposição prévia ao ZIKAV em pacientes com Febre Chikungunya e a sua relação com a poliartralgia persistente

Introdução

A febre Chikungunya e a febre Zika são duas arbovirose de extrema importância para a saúde pública brasileira por causa dos impactos referentes à qualidade de vida do paciente. A primeira (Chikungunya) possui uma clínica caracterizada por febre alta súbita e dores poliarticulares. Já a segunda, caracteriza-se por febre baixa súbita com aparecimento de exantema efêmero quase sempre pruriginoso.

Objetivo (s)

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da infecção prévia pelo Zika vírus (ZIKAV) sobre persistência (cronificação) ou não persistência de poliartralgia em pacientes com Chikungunya, bem como correlacionar o status de cronicidade do paciente (artralgia persistente ou não persistente) com as variáveis: CDAI (índice de atividade clínica da doença) e escala clínica de dor (0-10).

Material e Métodos

As amostras foram coletadas de 520 pacientes do Hospital das Clínicas – UFPE, todos positivados para CHIKV através da análise por: teste rápido (TR - IgM), ELISA (IgM) e PCR – RT (RNA+). Os mesmos pacientes também foram submetidos à análise da exposição prévia ao ZIKAV via teste rápido, sendo 402 positivados para ZIKAV e 118 negativados.

Resultados e Conclusão

Primeiramente foi feita uma análise de correlação por Qui-quadrado e não houve significância estatística quanto a artralgia persistente (cronificação) e exposição prévia ao ZIKAV (p=0,580). Posteriormente foi feita uma matriz de correlação via Spearman, analisando: exposição prévia ao ZIKAV, status de cronicidade do paciente, escala clínica de dor (0-10) e escala CDAI, após 90 dias do início dos sintomas, para observar se a exposição prévia ao ZIKAV interfere na escala de dor e no CDAI. Também não houve significância estatística entre exposição prévia ao ZIKAV e CDAI (p=0,302) e nem em relação à exposição prévia ao ZIKAV e o aumento da intensidade da dor (p=0,875). Baseado nos dados achados, pode-se concluir que são necessários outros estudos referentes ao tema cronificação (artralgia persistente) e exposição prévia ao ZIKAV envolvendo outras variáveis (biomarcadores, exposição prévia a outras arboviroses) que possam sugerir ação protetiva ou agravante no que diz respeito ao status de cronicidade, nos pacientes diagnosticados com a febre Chikungunya.

Palavras-chave

CHIKV, ZIKAV, artralgia persiste, Cronicidade, Exposição prévia

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES); Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT-MS), Fundação de apoio à Fiocruz (FIOTEC).

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

HENRIQUE LEONARDO AZEVEDO, Jamile Taniele Silva, Giselle Silva Duarte, Amanda Pinheiro Barros Albuquerque, Angela Luzia Branco Pinto Duarte, Moacyr Jesus Barreto Melo Rego, André Machado Siqueira