Dados do Trabalho


Título

Surtos de doença mão-pé-boca no Estado de São Paulo, Brasil, 2017 a 2023.

Introdução

Doença mão-pé-boca (DMPB) é uma afecção contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus. Apresenta estomatites e lesões ulceradas na palma das mãos e planta dos pés, é mais comum na infância antes dos cinco anos de idade. A transmissão se dá por meio de contato direto ou indireto com fluidos ou gotículas respiratórias infectadas.

Objetivo (s)

Descrever o perfil epidemiológico dos surtos e casos relacionados de DMPB no estado de São Paulo (ESP), entre 2017 e 2023.

Material e Métodos

Estudo retrospectivo analítico utilizando os dados de surtos de DMPB registrados no Sinan Net, entre 01/01/2017 e 09/05/2023. As áreas de risco de aglomerados de casos foram identificadas por meio de análises de varredura no SatScan, por município de residência.

Resultados e Conclusão

No período, foram confirmados 2.106 surtos de DMPB no ESP, envolvendo 16.323 casos, e a maioria (97%) ocorreu em escolas ou creches. A maior proporção de casos confirmados foi na faixa etária entre um e quatro anos (88%), 55% dos afetados foram do sexo masculino. Verificou-se número baixo de surtos em 2020, previsível devido à implementação de medidas sanitárias restritivas em resposta à pandemia de SARS-CoV-2. Em 2021, houve o maior registro histórico no ESP:656 surtos com 4.966 casos. A positividade das amostras clínicas por RT-qPCR foi baixa (44%) comparando-se aos outros anos (77,4% em 2019, 81% em 2022 e 72,6% em 2023). Registrou-se um número atípico de surtos a partir de setembro de 2022, o que coincidiu com o retorno das aulas presenciais na rede escolar. Em março de 2023, o ESP tem confirmado um número alto de surtos (385), especialmente no DRS de Campinas (215). Atentou-se que os surtos não estão distribuídos de forma aleatória no espaço-tempo; com formação de aglomerados em áreas específicas. Os resultados descritos poderão ser utilizados na otimização de ações de vigilância em saúde e alocação de recursos em áreas prioritárias.

Palavras-chave

Coxsackie, vírus respiratório, surtos, DMPB.

Agradecimentos

Equipe técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/CVE/CCD/SES-SP, dos Grupos de Vigilância Epidemiológica/SES-SP, das Secretarias Municipais de Saúde e do Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Marcela Rodrigues, Thiago Godoy de Oliveira, Camila Lorenz, Pamela Cristina de Carvalho Lucas, Rita de Cassia Compagnoli Carmona, Raquel Gardini Sanches Palasio, Tatiana Portella Zenker, Guillermo Leonardo Florez Montero, Ana Lúcia Frugis Yu, Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas