Dados do Trabalho
Título
Identificação de mecanismos de resistência antimicrobiana e perfil clonal de bactérias Gram negativas provenientes de superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva
Introdução
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são responsáveis por milhares de mortes em todo o mundo. No Brasil, este problema cresce ao longo dos anos, apresentando altos índices de morbidade e mortalidade. Em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a presença de bactérias em superfícies inanimadas compreende um importante problema de saúde pública, possibilitando a colonização e infecção de pacientes e favorecendo surtos de IRAS, sobretudo quando causadas por microrganismos multirresistentes.
Objetivo (s)
Identificar os mecanismos de resistência antimicrobiana de bactérias Gram negativas isoladas de superfícies de ambiente hospitalar e sua relação com isolados associados às IRAS.
Material e Métodos
A identificação dos isolados foi feita por espectrometria de massas do tipo MALDI-TOF e o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos foi determinado pela técnica de microdiluição em caldo. Os principais genes de resistência aos antimicrobianos (blaOXA-23, -24, -51, -58 e -143-like, blaVIM-1, blaSPM-1, blaNDM-1, blaIMP-1, blaPER-1, blaKPC, blaBKC, mcr-1 e o elemento de inserção ISAba1), foram pesquisados por PCR e identificados por sequenciamento de DNA em larga escala. A relação genética entre os isolados foi estabelecida pela técnica de PFGE e MLST.
Resultados e Conclusão
Foram recuperados 59 isolados distribuídos entre as diferentes superfícies dos leitos avaliados. As espécies bacterianas Gram negativas mais isoladas foram Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae. Ambas as espécies apresentaram elevada resistência a antibióticos empregados na rotina clínica. Foram detectados genes de resistência aos betalactâmicos, aminoglicosídeos, fluoroquinolonas, macrolídeos, fenicóis, sulfonamidas e trimetoprim dentre os isolados. A avaliação da relação clonal evidenciou a presença de pelo menos três clones entre os isolados de A. baumannii e cinco entre os isolados de K. pneumoniae. A presença das características de multirresistência e a ampla variedade de genes de resistência aos antimicrobianos encontrados em isolados provenientes de superfícies hospitalares reforça a importância que o ambiente desempenha como reservatório de microrganismos clinicamente relevantes.
Palavras-chave
Infecção hospitalar; Resistência Microbiana a Medicamentos; Contaminação de Equipamentos.
Agradecimentos
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (PROEP/APQ-1628- 2.12/15).
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Igor Vasconcelos Rocha, Renata Pessôa Germano Mendes, Danilo Elias Xavier, Nilma Cintra Leal