Dados do Trabalho


Título

Avaliação da suscetibilidade das variedades fenotípicas 30BS e 50BS de Anopheles (Nyssorhynchus) aquasalis (Diptera: Culicidae) à infecção por Plasmodium vivax.

Introdução

A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium sp. e transmitida através da picada da fêmea de mosquitos do gênero Anopheles. No Brasil, P. vivax é a principal espécie causadora de malária com alta endemicidade na região amazônica. Dentre as espécies de mosquitos do gênero Anopheles destaca-se o An. aquasalis importante vetor da região costeira. Recentemente, um estudo observou a presença de traços fenotípicos distintos em espécimes de An. aquasalis colonizados, (fenótipos 30BS e 50BS) e correlacionou com a suscetibilidade ao Plasmodium yoelli, apontando uma diferença significativa na prevalência e intensidade da infecção.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo em andamento é investigar as diferenças entre os fenótipos 30BS e 50BS, testando a suscetibilidade de cada uma, à infecção por P. vivax.

Material e Métodos

Os mosquitos An. aquasalis serão criados em condições controladas no laboratório de Entomologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Manaus – Am; um grupo de 100 mosquitos An. aquasalis será selecionado, em proporções iguais de machos e fêmeas, 30% de escamas pretas (BS = black scales), e 50% de escamas pretas (BS = black scales), respectivamente 30BS e 50BS fenótipos e serão armazenados para posterior análise molecular e amplificação da região ITS2. Além disso, grupos de 600 fêmeas de 3-5 dias de vida serão infectadas com ensaios padrão de alimentação por membrana com sangue de pacientes com malária vivax, recrutados no atendimento na FMT-Dr. HVD. Após 8-10 dias da infecção, serão avaliadas as taxas de infecção do intestino médio com P. vivax e o número de oocistos por fêmea será comparado para cada um dos fenótipos (30BS e 50BS) todas as análises estatísticas serão realizadas usando o software GraphPad Prism 6.

Resultados e Conclusão

Os resultados esperados para este estudo ajudarão a compreender o comportamento do agente e vetor causador da Malária podendo ajudar em estudos futuros assim como o controle vetorial principalmente em áreas endêmicas.

Palavras-chave

Plasmodium vivax; Anopheles aquasalis; Malária, variedade fenotipica do Anopheles

Agradecimentos

As seguintes agências brasileiras de fomento CNPq, CAPES, FIOCRUZ, FMT-HVD.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Beatriz Fabiane Dos Santos Carvalho, Erika Gómez Martinez, Allan Delon Costa Bruce, Rosa Amelia Gonçalves Santana, Paulo filemon Paolucci Pimenta