Dados do Trabalho


Título

Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos(SIM-A) associada à infecção pelo vírus SARS-CoV-2: primeiro caso notificado no Estado de São Paulo, Brasil, 2023.

Objetivos(s)

Descrever o primeiro caso notificado para SIM-A no Estado de São Paulo.

Relato do Caso

Método:Trata-se de um relato de caso, cujos dados foram consultados no REDCap/MS, sistema oficial para a notificação de SIM-A no Brasil, além de outros sistemas como Sivep-Gripe, e-SUS notifica, SIM, GAL, e revisão do prontuário. Resultados: Indivíduo do sexo masculino, 34 anos, branco, munícipe de São José do Rio Preto/SP, previamente hígido. Início dos sintomas gripais (21/12/2022) e RT-PCR positivo para SARS-CoV-2 (22/12/2022). Vacinação para Covid-19: D1 em 20/07/2021 (CoronaVac) e D2 em 17/08/2021 (CoronaVac) e dose de reforço em 28/12/2021 (Pfizer). Atendido no dia 12/01/2023, com queixa de odinofagia e febre, sem apresentação de sinais de alarme; em 14/01/23 apresentou persistência da febre, cefaleia, mialgia e linfonodomegalia cervical à direita. Retornou em 17/01/23, com relato de eritema polimórfico difuso, associado a artralgia, e evoluiu nos dias subsequentes com persistência dos sintomas, vômito, dor abdominal, mialgia difusa, confusão mental, dificuldade de deambular e lipotimia. Apresentava-se em mau estado geral, desidratado, petéquias e instabilidade hemodinâmica. Encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com HD de Dengue grave. Iniciado tratamento com o protocolo de sepse. Foram coletados exames para hepatites, hemocultura e urocultura com resultados negativos. Em 20/01/23, apresentou intensificação de comprometimento cutâneo, disfunção renal e miocárdica com agravamento de instabilidade hemodinâmica, quando houve a suspeita de SIM-A. Iniciado tratamento com Imunoglobulina humana e Metilprednisolona, manteve sinais de gravidade e piora do quadro. Evoluiu a óbito em 21/01/2023. Exames complementares: IgG anti-S1/RBD reagente (>3.500 BAU/mL); IgG anti-N reagente (S/CO >11,0); IL-6 (> 120 pg/mL). Etiologias infecciosas descartadas (CHIKV, DENV, ZIKV, HIV, Sífilis, FMB e Leptospirose). ECG sugestivo de miocardite/pericardite; USG dos rins sugestiva de injúria renal aguda e ECG com doppler apresentando insuficiência mitral.

Conclusão

O evento atendeu aos critérios definidos para confirmação de caso, de acordo com a normativa nacional vigente. Considera-se importante investigar clínica, epidemiológica e laboratorialmente a afecção, caracterizar os fatores de risco e efetivar as medidas de prevenção e controle apropriadas.

Agradecimentos

Equipe técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/CVE/CCD/SES-SP, do Grupo de Vigilância Epidemiológica de SJRP e do Instituto Adolfo Lutz.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Pamela Cristina de Carvalho Lucas, Flávia Cristina da Silva Salles, Tatiana Portella Zenker, Flora Goldemberg, Camila Lorenz, Raquel Gardini Sanches Palasio, Vera Rollemberg, Carmen de Freitas Oliveira, Rosemeire Yamashiro, Ana Lúcia Frugis Yu, Telma Regina Marques Pinto Carvalhanas