Dados do Trabalho


Título

Ocorrência de esporotricose animal e humana nos distritos sanitários do município de Salvador, Bahia, Brasil no ano de 2022

Introdução

A esporotricose vem se tornando uma doença endêmica no estado da Bahia e cada vez mais frequente no município de Salvador. Casos animais são identificados pelo Centro de Controle de Zoonoses desde 2018, ano em que o órgão iniciou as atividades de vigilância e controle da doença.

Objetivo (s)

O presente trabalho busca relacionar os casos de esporotricose animal e humana por distritos sanitários no município de Salvador, Bahia, Brasil no ano de 2022.

Material e Métodos

Compreende um estudo quantitativo baseado na análise de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), bem como das fichas de investigação epidemiológica preenchidas durante as visitas a campo e tabuladas no ACCESS.

Resultados e Conclusão

Em 2022 foram confirmados 1195 casos de esporotricose no município de salvador, sendo 984 casos em felinos e 211 casos humanos. Os notificados foram separados quanto ao distrito sanitário e evidenciaram número expressivo de casos em humanos em bairros com alta casuística de felinos positivos, destacando-se o Subúrbio Ferroviário com 188 casos felinos e 42 casos humanos. Números importantes de casos felinos são observados em Itapuã, Liberdade, Pau da Lima e São Caetano/Valéria e acompanham considerável percentual de humanos acometidos. Em Brotas, Cabula/Beirú, Cajazeiras e Centro Histórico, apesar do número de animais positivos reduzido em comparação a bairros com maior casuística, possuem números muito próximos numa comparação humana e animal. Barra/RioVermelho, Boca do Rio e Itapagipe apresentam-se como os distritos sanitários de menor casuística da esporotricose humana e animal. Os presentes dados apresentam um panorama convergente entre os casos da esporotricose humana e animal no município de Salvador e buscam notificar a ocorrência da enfermidade fomentando atividades de vigilância e controle da doença.

Palavras-chave

Epidemiologia; Micose; Zoonose.

Agradecimentos

à toda equipe do CCZ Salvador. Muito obrigado pela experiência.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Reydson Santos Amorim, Danielle Dantas Lima, Ana Lúcia Galvão Sales, Daniela Oliveira Fernandes, Inara Cristina Leal Bastos, Isabel Meira Faleiro Neves, Ivana de Almeida Barbosa Bispo, Maria Gorete Magalhães Rodrigues, Samanta Souza Rodrigues da Conceição, Isolina Miguez Allen Ciuffo, Sheila Kaline Santana de Jesus