Dados do Trabalho


Título

Correlação entre a esporotricose felina e casos humanos com lesões sugestivas identificados pelo Centro de Controle de Zoonoses em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 2018-2022

Introdução

As micoses cutâneas estão amplamente inseridas na casuística humana e animal, sendo a esporotricose a mais expressiva no município de Salvador na Bahia, Brasil. Representa um problema de saúde pública por causa do seu alto grau de transmissão, principalmente quando considerado a crescente relação humana e felina com o passar dos anos.

Objetivo (s)

O presente trabalho busca relacionar a esporotricose animal com o número de casos humanos com lesões sugestivas em Salvador, Bahia, Brasil no período de 2018-2022 identificados pelo Centro de Controle de Zoonoses durante a investigação epidemiológica.

Material e Métodos

Compreende um estudo quantitativo baseado na análise de dados provenientes das fichas de investigação epidemiológica preenchidas durante as visitas a campo e tabuladas no ACCESS.

Resultados e Conclusão

Desde 2018 são notificados e assistidos pelo Centro de Controle de Zoonoses casos de esporotricose, no qual são observados até 2022 total de 4980 animais suspeitos. 2020 representa o ano com maior número de casos notificados. Dentre os suspeitos, destacam-se 3.783 felinos confirmados por diagnóstico clínico-epidemiológico ou laboratorial, sendo mais expressivo no ano de 2020 com 1.108 casos. Durante anamnese de animais positivos foram observados contactantes contendo lesões sugestivas de esporotricose, após a identificação são prontamente indicados a procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, com total de 546 casos durante os anos investigados e sendo o número mais expressivo em 2021 com 219 casos. Os dados expõem uma correlação direta entre os casos confirmados em felinos e de humanos com lesões sugestivas de esporotricose, no qual as variáveis seguem o mesmo perfil. As informações explicitadas sinalizam e buscam instigar o planejamento de ações de controle e prevenção da doença visando melhorias no serviço de saúde e assistência aos acometidos.

Palavras-chave

Epidemiologia; Esporotricose; Zoonose.

Agradecimentos

à toda equipe do CCZ Salvador. Muito obrigado pela experiência.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Reydson Santos Amorim, Danielle Dantas Lima, Ana Lúcia Galvão Sales, Daniela Oliveira Fernandes, Inara Cristina Leal Bastos, Isabel Meira Faleiro Neves, Ivana de Almeida Barbosa Bispo, Maria Gorete Magalhães Rodrigues, Samanta Souza Rodrigues da Conceição, Isolina Miguez Allen Ciuffo, Sheila Kaline Santana de Jesus