Dados do Trabalho
Título
Série e tendência temporal da incidência e mortalidade por COVID-19 no Brasil e suas macrorregiões
Introdução
Há mais de dois anos, a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, como uma pandemia, que desde então tem devastado a vida das pessoas e sobrecarregado significativamente os sistemas de saúde, especialmente em países de baixa e média renda. Desde o primeiro relato da síndrome respiratória aguda grave causada por coronavírus 2 (SARS-CoV-2), mais de 200 milhões de pessoas foram infectadas e mais de 4 milhões de pessoas morreram em todo o mundo.
Objetivo (s)
O objetivo desse estudo foi elaborar a série temporal das taxas de incidência e mortalidade por COVID-19 no Brasil e em suas cinco macrorregiões e estimar sua tendência temporal.
Material e Métodos
Estudo ecológico de série temporal que considerou casos e óbitos por COVID-19. As taxas de incidência e mortalidade foram calculadas considerando o número de casos e óbitos no numerados (obtidos através do Painel Coronavírus, de janeiro de 2020 a dezembro de 2022), dividido pela população do Brasil ou macrorregiões (obtidas via IBGE) e multiplicado pela constante 100 mil. De posse das taxas, as séries temporais foram construídas e suas respectivas tendências temporais estimadas através do método Seasonal Trend Decomposition using Loess (STL) através do software R Studio.
Resultados e Conclusão
A partir dos gráficos construídos das séries temporais das taxas de incidência de COVID-19 no Brasil e macrorregiões foi possível visualizar claramente as três grandes ondas da doença que o país registrou, sendo a primeira em meados de 2020, a segunda em meados de 2021 e a terceira no começo de 2022. Nas regiões Sul e Centro-Oeste do país foram observados os maiores índices, tanto referente a incidência quanto a mortalidade da doença. Para todas as séries temporais construídas, foi possível observar uma tendência temporal em forma de parábola, de modo que seu pico engloba as grandes ondas, apresentando no final das séries tendência decrescente.
Os impactos causados pelo novo coronavírus são profundos e afetaram todas as esferas da sociedade global. Mesmo diante da vulnerabilidade social que a pandemia tem gerado no país, um ponto chave para seu enfrentamento é a vacinação em massa da população, que tem contribuído para o menor agravamento dos casos de COVID-19.
Palavras-chave
COVID-19; Série Temporal; Tendência Temporal; Óbito
Agradecimentos
FAPESP [2021/08263-7 e 2022/03964-0]
CAPES [88887.657730/2021-00 e código 001]
CNPq [Universal 405902/2021-2 e 140005/2023-4]
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Clara Ferreira Souza, Thaís Zamboni Berra, Yan Mathias Alves, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Ariela Fehr Tártaro, Letícia Perticarrara Ferezin, Fernanda Bruzadelli Paulino Costa, Antonio Carlos Vieira Ramos, Dulce Gomes, Marcela Antunes Paschoal Popolin, Ricardo Alexandre Arcêncio