Dados do Trabalho
Título
Implementação da estratégia de rastreamento de contatos com o uso do Go.Data no Brasil
Introdução
Na área da saúde pública existem múltiplas estratégias para o enfrentamento de emergências e investigações de surto, na qual, uma delas é o rastreamento de contatos que é um método importante para o controle da propagação de doenças, já que é uma forma de reduzir os contatos infecciosos por medidas de contenção e recomendação. Ou seja, o rastreamento tem sua relevância histórica para controles de infecções como varíola, tuberculose, HIV, Ebola e outras infecções, devido a sua possibilidade de identificar casos potenciais e interromper a transmissão para outros indivíduos. Existem diversas tecnologias para auxílio do rastreamento de contatos no mundo, sendo uma delas, e que tem apresentado maior adesão, o software Go.Data. Ele foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN) com o intuito de fornecer aos países uma tecnologia gratuita e customizável de acordo com a necessidade do local e o agravo. No Brasil existem experiências recentes com a Covid-19, Sarampo, Mpox e agora com a Influenza Aviária.
Objetivo (s)
Descrever as implementações de rastreamento de contatos com o uso do Go.Data no Brasil.
Material e Métodos
Baseado nas capacitações de implementação diretas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e o suporte na incorporação da ferramenta, foram selecionados alguns contextos no Brasil para explanação dos resultados.
Resultados e Conclusão
Atualmente, no Brasil, existem diferentes experiências de implementação do Go.Data e em diferentes níveis, como: estaduais, municipais, em universidades e ambientes hospitalares, em virtude, principalmente, da facilidade de customização que o software apresenta para determinados agravos e fluxo de trabalho. Neste resumo sendo destacado a implementação em Belo Horizonte para investigação de Covid-19 em nível institucional, ou seja, devido a utilização da ferramenta foram obtidos casos notificados de 490 escolas diferentes, sendo cerca de 7.000 casos notificados com a obtenção de 14.000 contatos e 338 casos secundários. E resultados alcançados com os estados de Sergipe para monitoramento da Mpox e investigações de surtos com o Rio de Janeiro e principalmente o modelo de escalonamento construído para o avanço da tecnologia gratuita no país. No ano de 2022 até o junho de 2023, foram realizada 18 viagens nos Estados.
Palavras-chave
Rastreamento de Contatos; Go.Data e Epidemiologia.
Agradecimentos
Agradecimento a equipe da PHE_OPAS que possibilitou esse trabalho e também todos os profissionais de saúde que fizeram isto ocorrer.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Felipe Lopes Vasconcelos